Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Coisas do Coração

Coisas do Coração

Inicio, hoje tendo uma experiência para  contar, que talvez, possa servir de alerta a outras pessoas que porventura estejam passando por algo parecido.

Pertencemos a um grupo de casais que se reunia, mensalmente, para uma reflexão sobre o Evangelho.

Durante, mais de 20 anos de caminhada espiritual, uns saindo, outros chegando, a cada reunião era um encontro de muita alegria. Mas, como tudo não é perfeito, tínhamos dificuldades no nosso relacionamento, impedindo um maior vínculo de amizade, confiança e comprometimento.

Ficamos assim por muitos e muitos anos. Neste meio tempo, aconteceram coisas de todo o tipo com cada um dos participantes do grupo: problemas de saúde, dificuldades financeiras, crise familiares, perdas... E o nosso grupo continuava adormecido, sem muita atitude de solidariedade.

Certo dia, um casal do nosso grupo, passou por uma experiência dolorosa. Logo após o término de uma de nossas reuniões o Ditinho (esposo), teve complicações sérias de saúde e ficou hospitalizado na UTI por várias semanas.

Pegou-nos a todos de surpresa. Acho que o fato de ter acontecido com alguém tão próximo, fez com que acordássemos do nosso sono, do nosso “eu”. Afinal, não passava pela nossa cabeça a remota possibilidade de algo parecido acontecer assim, tão de repente.

Orações, pedidos, súplicas, novenas, enfim toda nossa concentração e  angústia.

Mas, eis que a nossa aflição ainda não havia chegado ao fim. Antes mesmo do restabelecimento do Ditinho, era vez de sua esposa Elieth, passar tal qual, por outra prova não menos dolorosa. Sem palavras!

Era época de Natal e Ano Novo, pedíamos a Deus que desse força e esperança e eles foram verdadeiros heróis!

Lutaram e salvaguardaram bravamente a sua fé em Deus.

Quanta lição de vida!  Percebemos que não estávamos preparados para suportar os momentos em que Deus parece se ausentar da nossa vida, porém vimos crescer em cada um dos nossos irmãos a força da oração e com isso jorrar a solidariedade e a atenção um para com o outro.

Aprendemos a chorar com os que choram e a fazer festa, louvando a Deus, pela vitória dos outros.

Obrigado Ditinho e Elieth, vocês fizeram-nos compreender que os silêncios de Deus são como intervalos mudos de uma melodia, e que as provações que devemos passar são pequenas sementes que irão brotar e amadurecer a nossa fé.

Vamos juntos cantar e agradecer a Deus, suas pausas, seus silêncios e o seu infinito amor.

O grupo de casais não foi mais o mesmo, o que não conseguiram pelo amor aprenderam pela dor.

Comentários