Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Clarificando Conceitos e Aplicações do Coaching

 Em nosso último encontro discorremos sobre algumas metodologias que apoiam indivíduos em seu desenvolvimento pessoal e profissional e encerramos falando de coaching com uma definição que eu, particularmente, gosto muito:

Arte de fazer perguntas certas capazes de gerar elevados e progressivos níveis de consciência e responsabilidade no indivíduo, possibilitando a ele que experimente melhores performances no dia a dia.”

Vamos clarificar melhor hoje! De forma mais pragmática e objetiva, o coaching é uma metodologia que apoia indivíduos e organizações a buscarem METAS. Coaching é aplicado individualmente de forma periódica entre coach (profissional) e coachee (cliente), mas também pode ser aplicado em contextos de equipe quando se está buscando um resultado comum. Um exemplo dessa última situação seria um time de vendas de uma corporação com rendimento a se melhorar. Nesse caso, estabelece-se uma meta comum para a equipe, e a metodologia é aplicada de formas variadas, extraindo então omelhor de cada um com foco em resultado. No caso de aplicação individual, desenrolam-se sessões, que nada mais são do que conversas onde o processo acontece e é catalisado através da facilitação do coach. Fora de sessão acontece naturalmente o autocoaching por parte do coachee e ele dá prosseguimento à sua jornada executando planos de ação focados e desenvolvidos de forma sólida e motivadora.

Outra boa explicação é que coaching é um conjunto de informações e técnicas extraídas de ciências extremamente debatidas e aplicadas ao conhecimento humano como a psicologia, a programação neurolinguística e a administração; bem como de áreas pouco menos conhecidas (mas não menos importantes!), como a psicossíntese. Esta última é uma vertente incrível da psicologia que estuda, entre outras coisas, a identidade, propósito e essência do ser humano.

Para fechar, gostaria de trazer uma definição de Tim Gallwey, autor do livro O Jogo Interior do Tênis, sobre a essência do coaching: “Liberar o potencial de uma pessoa para maximizar sua performance, ajudá-la a aprender ao invés de ensiná-la”.

Em nosso próximo encontro falarei brevemente das origens do coaching dentro do esporte, sua migração para o mundo dos negócios e o retorno mais recente à esfera esportiva.

Comentários