Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ciclo das parábolas de Jesus

XXVII Domingo do Tempo Comum.

Dois de outubro.  2011.

Evangelho segundo Mateus (21, 33-43)

*   *   *   *   *   *   *

”  “ Naquele tempo, Jesus disse aos sumos sacerdotes e anciãos do povo: “Escutai esta outra parábola: certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-as a vinhateiros e viajou para o estrangeiro. Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos. Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados , espancaram um, mataram outro e o terceiro apedrejaram. O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: `Ao meu filho eles vão respeita.`  Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram entre si:  `Este é o herdeiro. Vinde, vamos matá-lo e tomar posse de sua herança!`  Então agarraram o filho, jogaram-no para fora da vinha e o mataram. Pois bem, quando o dono da vinha voltar, o que fará com esses vinhateiros?”Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhe entregarão os frutos no tempo certo”.

Então Jesus lhes disse: “Vós nunca lestes nas escrituras: `A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso foi feito pelo Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos`?  Por isso eu vos digo, o reino de Deus vos será tirado e será entregue a um povo que produzirá frutos”.   “”

*   *   *   *   *   *

Vive-se, por assim dizer, um ciclo das parábolas na liturgia dominical.

Na mesma linha e estilo de semanas anteriores, nesta e ainda para a vindoura, Mateus segue em reprodução de várias delas, elucidativas, porque, de história em história e comparações, Jesus se fazia entender por qualquer público.

Entre outras aplicações e entendimento da parábola de hoje, seja permitido entrever uma referência explícita ao fato de que séculos afora, antes da vinda de Jesus, Deus Nosso Senhor proporcionou aos povos, profetas e homens íntegros na vida e na fé, para orientá-los. Povos escolhidos, bem se sabe. Contudo, rejeitaram e fizeram pouco dessa predileção e especial privilégio deles.

Afinal o próprio Filho de Deus, Jesus, foi enviado e ainda assim o rejeitaram, a ponto de submetê-lo a uma cruz.

A Igreja entanto, em mãos de outros, ainda com as dificuldades que se repetem em tempos modernos, prospera e confia na previsão de que contra ela não prevalecerão o maligno e suas astúcias.

Frutos são colhidos, sim.

                                                           João Paulo

Comentários