Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 8 de abril de 2005

Células Tronco e Pesquisa

Na atual discussão sobre a pesquisa com células tronco embrionárias, tenho notado a repetição de certos argumentos sem nenhum fundamento. A freqüência com que esses argumentos são repetidos leva a supor uma grande ignorância com relação ao que se supõe que seja a pesquisa científica em geral. Dentre os argumentos mais freqüêntes e equivocados, destacam-se os seguintes: 1) Já existem várias notícias de sucesso na pesquisa e aplicação de células tronco adultas, então para que pesquisar com células embrionárias ? 2) Não existe certeza de que a pesquisa vá dar os resultados tão ansiosamente esperados. 3) Os resultados positivos, se houver, vão demorar muito tempo. 4) Utilizar células de um embrião desconhecido em um adulto pode causar rejeição do tecido implantado. 5) A clonagem terapêutica, que será necessária para produzir os tecidos necessitados por um paciente, poderá dar origem a uma espécie de "mercado negro" de embriões clonados.

Vamos examinar cada argumento, pela ordem:

1) Os pesquisadores estão quase roucos de tanto explicar: as células tronco adultas, até onde se sabe, podem dar origem a apenas a ALGUNS tecidos humanos, o que não cobre a enorme variedade de doenças degenerativas encontradas. As células tronco embrionárias podem dar origem, simplesmente, as TODOS os tecidos humanos.

2) Não, realmente não existe certeza absoluta sobre os resultados da pesquisa. Não há 100% de certeza de que ocorram os resultados maravilhosos, tão sonhados por muitos doentes e pesquisadores. Mas acontece que isso se dá simplesmente com TODAS as pesquisas científicas, em todas as áreas do conhecimento ! Se tivéssemos 100% de certeza sobre um resultado tecnológico, ninguém faria pesquisa e sim passaria a produzir essa tecnologia imediatamente. Creio que falta aqui, para muitas pessoas, a noção de "pesquisa". Nós não conhecemos todas as leis e fatos da natureza. Para se produzir uma tecnologia, seja na medicina, seja na informática ou na exploração espacial, é necessário conhecer os fatos e leis naturais pertinentes a um determinado setor da Natureza. Esse conhecimento só pode ser adquirido mediante um árduo e minucioso trabalho de estudo, coleta de dados, proposição de hipóteses, teste dessas hipóteses, rejeição dessas hipóteses se não forem coerentes com os fatos experimentais, proposição de novas hipóteses e novos testes ... e assim por diante, até se chegar a hipóteses e procedimentos que sejam compatíveis com fatos conhecidos e consigam produzir, repetidamente, os resultados desejados. É pelo nosso desconhecimento da Natureza que precisamos da pesquisa. Para usar as leis da Natureza a nosso favor (i.e., produzir uma tecnologia útil) precisamos antes conhecer, descobrir essas leis. Se os pesquisadores soubessem de saída o resultados da pesquisa, a pesquisa não seria necessária e os pesquisadores seriam profetas ao invés de cientistas.

3) Os resultados positivos da pesquisa poderão demorar muito. Sim, poderão (e vão) realmente transcorrer muitos anos até se obter uma tecnologia confiável, baseada em células tronco, para a cura de diversas doenças. Mais uma vez, isto se dá em TODOS os ramos da pesquisa científica. Um exemplo clássico disso é o raio LASER. Albert Einstein propôs a possibilidade do LASER em 1917. A primeira emissão do que hoje chamamos LASER só se deu em 1958! E era, por essa época, considerado uma "solução em busca de problemas", pois não havia uma aplicação prática para ele. Em 1970, com a invenção da fibra óptica, foi possível "canalizar" o LASER para transmissão de dados. Hoje temos CD, DVD, cirurgias a LASER (sem cortes e sem dor), transmissão perfeita de grandes quantidades de dados através de fibras ópticas ... Alguém tem a coragem de dizer que a pesquisa com LASER não valeu (e está valendo) a pena ? A Natureza não entrega seus segredos tão facilmente. É justamente porque a pesquisa é demorada que precisamos começar o quanto antes.

4) Não se pretende utilizar células dos embriões congelados, recentemente liberados para a pesquisa, para gerar tecidos e transplantá-los para os pacientes. O que se vai fazer com esses embriões é estudá-los, testar se e como se pode utilizá-los para a produção de tecidos específicos do corpo humano, em suma, adquirir o conhecimento necessário. Os tecidos a serem efetivamente transplantados serão gerados, quando a tecnologia estiver desenvolvida, por um embrião originado de clonagem do próprio paciente. Isso eliminará a possibilidade de rejeição do tecido e é um dos grandes trunfos dessa tecnologia, ao lado da capacidade das células tronco embrionárias de gerar qualquer tecido. Como é que é ? Clonagem do próprio paciente ? Isto nos leva ao argumento número 5.

5) Como explicado acima, o emprego das células tronco embrionárias para terapia se dará através da clonagem do próprio paciente. Entenda a clonagem: a) retira-se o núcleo de um óvulo; b) retira-se o núcleo de uma célula somática (não reprodutiva) do paciente; c) insere-se esse núcleo da célula somática do paciente no óvulo sem núcleo; d) esse óvulo recém "enxertado" com o núcleo da célula do paciente é cultivado em laboratório até se obter um aglomerado de aproximadamente 100 células, das quais se extrai as células tronco, que poderão ser induzidas a gerar um tecido específico do corpo humano. Mas tudo isso não poderá dar margem a um comércio, a um negócio escuso de obtenção e venda
de bebês por clonagem ? Sim, pode dar origem a um negócio como esse. Mas acontece que toda tecnologia, até a mais banal e cotidiana, está sujeita ao uso inescrupuloso de pessoas sem ética. Uma coisa "banal" como o fogo, pode ser usada para cozer os alimentos, soldar as calhas e também para provocar incêndios criminosos, com a perda de milhares de vidas. O que vamos fazer? Proibir completamente o uso do fogo por causa dos criminosos ? Não é bloqueando o avanço do conhecimento e da tecnologia que se impede a maldade, mas sim com a elaboração de leis precisas (e não ambíguas e vagas como os nossos legisladores têm o hábito de fazer) e com a criação de órgão públicos competentes para fiscalizar o cumprimento dessas leis.

Não é insistindo em argumentos falaciosos que se vai tornar o debate proveitoso. "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Não é ignorando a verdade sobre os trâmites da pesquisa científica que se vai lançar luz sobre uma questão tão delicada e importante quanto a pesquisa com células tronco.

Comentários