Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 5 de maio de 2008

Cedro, ipê, freijó, maçaranduba, angelim, jatobá

Crédito: Greenpeace Cedro, ipê, freijó, maçaranduba, angelim, jatobá
O que temos a ver com a destruição da floresta amazônica?

Amazônia tão verde, grande e rica em recursos naturais, é nosso patrimônio e tem o título da maior floresta tropical do mundo. Que riqueza encontramos ali: cultural, frutas, frutos, madeira, borracha, castanha, peixes, minérios e plantas.

Mas nem tudo é alegria e beleza. Até 2006, aproximadamente 17% da floresta amazônica foi destruída. E como sabemos, o desmatamento provoca a redução da biodiversidade local, o que também afeta diretamente a vida de milhões de pessoas que dependem da floresta para sobreviver.

Dinâmica da destruição

Cerca de 66% da madeira tropical tirada da Amazônia fica no Brasil. Quase tudo ilegal. Todo dia, mais de três mil caminhões circulam na Amazônia com madeira ilegal. Mais de dois mil e quinhentos levam toras para as serrarias; pelo menos 900 grandes caminhões saem com madeira serrada para os consumidores em outros estados, principalmente para São Paulo, seja para o setor de construção, móveis ou utensílios.  

Aí entra a nossa participação insustentável, contribuindo e alimentando a demanda por produtos florestais.

O que é retirado legalmente, com selo de manejo florestal-FSC, vai para exportação. A certificação é uma garantia de origem que serve também para orientar o comprador a escolher um produto que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. FSC é uma sigla em inglês para a palavra Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português.

O Brasil é o segundo maior exportador de madeira tropical do mundo (depois da Indonésia). Apesar da maioria dos brasileiros (intuo o palpite) não ter o desejo consciente da destruição,  somos nós  que temos deixado a nossa grandiosa floresta mais seca, vulnerável ao fogo, com mais pastos para a pecuária, enfim temos contribuído para a dinâmica da destruição florestal.

Boas Práticas

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (GVces) desenvolveu um catálogo on line de Produtos e Serviços Sustentáveis que "permite resgatar informações sobre uma gama maior de produtos e serviços que são considerados sustentáveis" segundo o GVces. O catálogo pode ser consultado no link www.catalogosustentavel.com.br.

Políticas Públicas, fazendeiros, empresas, ONGs e toda a sociedade envolvida com a sustentabilidade, deve cuidar desse nosso patrimônio.

Dica: temos a obrigação de praticar o uso sustentável dos recursos naturais,  se informando e consumindo madeira, papel e tantos outros produtos  produzidos de maneira sustentável. Encontre o selo: FSC

 
http://www.imazon.org.b

http://envolverde.ig.com.br

www.greenpeace.org.br

http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/certificacao_florestal/index.cfm 
Comentários