Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Cavalgadas Ituanas

No final de semana passado tive o prazer de participar de duas cavalgadas em duas fazendas diferentes. No sábado de noite, se você teve a oportunidade de reparar na lua cheia que abrilhantou o nosso céu, pode imaginar o que foi cavalgar sob esta lua.
Levei meus pais e uma prima (moradores de São Paulo) para a Fazenda do Chocolate para conhecer esse passeio, que eu sempre comentei. Confesso que eu estava um pouco ansiosa, pois levar parentes paulistas para um programa “caipira” não deixa de ser uma decisão ousada. O passeio consistia em uma cavalgada de aproximadamente uma hora, com cavalos especialistas em receber “leigos em cavalaria”, por um caminho de natureza viva com flores, árvores e sons de animais. O grupo tinha por volta de 20 pessoas e enquanto os cavalos subiam a montanha, a gente ia conversando e apreciando aquela bela paisagem sob a luz do luar. Durante o percurso, conheci uma menina responsável pela área de eventos do Citibank, que estava lá para conhecer Itu e sua infra-estrutura para eventos. Ela ficou encantada. De cima da montanha, praticamente no meio do caminho, pudemos apreciar a vista magnífica de Itu e depois começamos a descer até voltar para a cocheira. Mas o passeio não parou por aí: uma roda de violeiros em volta de uma fogueira nos esperava e, logo depois, um típico jantar com polenta, carne atolada, canjica e outras saborosas receitas preparadas com um carinho especial pela Célia, proprietária da Fazenda. Foi um sucesso total.
No dia seguinte, almocei e cavalguei na Fazenda Pirahy, uma fazenda que nos faz sentir como se estivéssemos em nossa própria casa. Levei um casal de amigos com duas crianças que vieram de São Paulo passar o dia, além da minha prima paulista e de uma grande amiga que mora em Itu. A cavalgada teve um tom diferente, com uma paisagem exuberante que convida qualquer pessoa estressada a relaxar e curtir a vida. Além disso, a gostosa companhia do João Pacheco e do Jorge Timóteo, o novo “host” da fazenda, que alegrou a cavalgada com suas piadas caipiras.
No almoço, uma comidinha cheirosa preparada em fogão a lenha, com o delicioso sabor de fazenda. Destaque especial para a exótica paçoca de carne seca, servida no pilão de barro.
A menina do Citibank também estava lá, curtindo um pouco mais da nossa terrinha antes de voltar para São Paulo.
Paulistas, ituanos, jovens, idosos, crianças, meia-idade, profissionais liberais, empresários, executivos, artistas, seja quem for, é difícil não gostar. São passeios que encantam, que invadem a nossa alma com beleza, nos transportando para uma dimensão da vida cheia de paz, alegria e frescor.
Tudo isso em Itu. Você já conhece?
Comentários