Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Catástrofes e falsos profetas

33º Domingo Comum. 2010, 14 de novembro.

Com a palavra, o evangelista do “Ano C”, Lucas.

Versículos de 5 a 19, do capítulo 21.

*   *   *   *   *

“” Naquele tempo, algumas pessoas comentavam a respeito do templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas.

Jesus disse: “Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”.

Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isso? E qual vai ser o sinal de que essas coisas estão para acontecer?”

Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que essas coisas aconteçam primeiro, mas não será o fim”.

E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Antes, porém, que essas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Essa será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!”

*   *   *   *   *

Para hoje, no plano humilde de se abrir pistas a reflexões, que bastem apenas perguntas, que os próprios prezados leitores poderão livremente responder.

Vejam só:

Terá já visto você se existem hoje falsos pastores por aí, que usam o nome sagrado de Jesus a torto e a direito e até se arvoram capazes de pedir e conseguir “milagres” em suas reuniões?

E na mídia em geral, tem-lhe acontecido de ver cenas dantescas, inundações, erupção de vulcões que se reativam, tsunames e quejandos?

Reina a paz no mundo, respondam os amigos? Digladiam por acaso nações entre si?

Em suma, autoriza-se preconizar que os ditos sinais dos tempos, se operam largamente em dias atuais?

Ocorrem disputas fratricidas? Pais e filhos chegam a divergir entre si e a se posicionar como se inimigos fossem?

Todos, atualmente, estão aptos a responder a tais questões.

                                                                                                    João Paulo

Comentários