Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Canberra, a planejada capital federal

Canberra, a planejada capital federal
Canberra foi criada para abrigar a capital do país

Área total: 2.356 km²
População: 330 mil habitantes
Clima:Verão seco e inverno frio, com frequentes geadas e densos nevoeiros

Canberra foi criada em 1908 para abrigar a sede do parlamento federal e colocar fim à disputa entre Sydney e Melbourne pela capital. A cidade está localizada em New South Wales e fica no chamado Território da Capital da Austrália (ACT – equivalente ao Distrito Federal brasileiro). Assim como Brasília, Canberra é o fruto de um maravilhoso planejamento urbano, feito pelo arquiteto norte-americano Walter Burley Griffin, que projetou uma cidade ampla, sem construções altas e com os principais edifícios concentrados ao redor do lago Burley Griffin (de 11 km de largura), o coração da cidade.

Embora seja a capital nacional e o centro político e administrativo da Austrália, Canberra é uma cidade rural, cercada de eucaliptos e terrenos montanhosos. Em algumas ruas mais afastadas é possível ver cangurus saltando. 

Além dos recomendados passeios de bicicleta pelos muitos parques e jardins, a cidade oferece uma variedade incrível de esportes: rapel, golfe, voo livre, parapente, paintball, canoagem, descer numa corredeira, voar em um balão de ar quente e muitas outras atividades. Canberra também tem mais de 300 restaurantes, cafés e bares, e vida noturna agitada com boates e cassino.

Atrações turísticas

Australian National Botanic Gardens:Os jardins botânicos de Canberra, nas encostas da Black Mountain, contêm o melhor acervo científico de plantas nativas da Austrália e cerca de 90 mil plantas de mais de cinco mil espécies. 

Australian War Memorial:O memorial foi construído em homenagem aos australianos que morreram durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Em painéis de bronze, estão os nomes dos 102.600 soldados mortos em batalhas. Outro destaque é o “Túmulo do Soldado Desconhecido”, que simboliza todos os australianos que morreram defendendo o país. 

Casa da Moeda da Austrália:A Royal Australian Mint produz todo dinheiro que circula na Austrália. Mais de 11 bilhões de moedas já foram feitas nesta Casa, que tem capacidade para produzir cerca de 2 milhões por dia. Durante a visitação, pode-se conhecer a história do dinheiro australiano e ver como as moedas são fabricadas. 

National Gallery of Australia:Com mais de cem mil obras, a galeria é composta principalmente pela arte australiana. As obras contemplam o período entre a colonização européia e os dias atuais, além de reservar um importante espaço às peças produzidas por artistas aborígenes. Esculturas modernas decoram o jardim. 

National Library of Australia:Os cinco andares da biblioteca, um ícone da arquitetura da década de 1960, é um patrimônio literário e preserva documentos importantes sobre o país. Contém mais de sete milhões de livros, cópias de jornais e revistas publicadas na Austrália, além de milhares de fitas, manuscritos, gravuras, mapas e fotografias antigas. 

Old Parliament House:Construído em 1927, o antigo Parlamento foi o primeiro edifício parlamentar da nova capital. Hoje, depois de ter testemunhado vários fatos históricos para o país, é aberto para visitação. 

Parliament House:Inaugurado em 1988, é a atual sede do governo e da democracia australiana. 

Também vale a pena apreciar o Canberra Baloon Fiesta, o maior festival de balões do hemisfério sul, e o Floriade, o famoso festival de flores da cidade.

Comentários