Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Campus Party: maior evento de internet do mundo

Campus Party: maior evento de internet do mundo
Campus Party Brasil reuniu mais de 6.600 pessoas

Aconteceu em São Paulo entre os dias 19 e 25 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, a segunda edição brasileira do Campus Party. Ele é considerado o maior evento de internet e tecnologia do mundo. Não é pra menos, afinal, reuniu mais de 6.600 pessoas, além de milhares que passaram pela área de exposições que era aberta ao público. O evento reuniu internautas de 27 estados brasileiros e de 21 países.

Foram montadas barracas como se fosse um acampamento digital. Cada participante levou sua principal ferramenta de diversão e trabalho: o computador.

O evento foi composto de muito entretenimento na rede, conteúdo digital, além de muita novidade do mundo tecnológico. Houve muitas palestras, bate-papo, conhecimento compartilhado, conferências, competições, atividades diversas, oficinas e muito mais. O importante era curtir cada segundo e se manter conectado para não perder nenhum momento.

A velocidade da internet disponibilizada para acesso foi de 10GB por segundo, ou seja, 10 mil vezes a velocidade de uma conexão domiciliar de banda larga no Brasil. Dessa forma muitos “campuseiros”, como eram chamados as pessoas que se instalaram no evento, conseguiram fazer downloads de muitos, mas muitos arquivos. O acesso era livre e com isso rolou muita pirataria, pornografia, diversão em grupo e também muito conhecimento.

Durante os sete dias muita coisa foi comercializada, como placas para computador, HD, acessórios, etc. Teve até um caso curioso de um jovem trocando seu rim por um aparelho eletrônico portátil, mas segundo ele foi apenas uma brincadeira para demonstrar até que ponto o consumismo tecnológico pode nos dominar.

No Campus muitas atividades foram feitas e elas podem ser relacionadas nas seguintes áreas: campusBlog, desenvolvimento, design, fotografia, games, modding (criatividade mesclada com a técnica de informática), música, robótica, simulação, software livre e vídeo.

A preocupação com a inclusão digital foi levada a sério no evento, pois mostrou para muitas pessoas como a internet é fantástica e uma ótima ferramenta de comunicação e aprendizado. A prova disso foi de um senhor de 75 anos fazendo seu primeiro e-mail no Campus Party.

No primeiro dia oficial do evento houve uma coletiva de imprensa com Tim Berners-Lee, o pai da internet. Ele falou sobre a Web 2.0 (termo utilizado para descrever a segunda geração da World Wide Web - tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais). Falou também como será a Web 3.0 ou Web semântica, que pretende ser a organização e o uso de maneira mais inteligente de todo o conhecimento já disponível na Internet hoje. Com ela será possível, com apenas um cadastro, acessar vários sites através da evolução do OpenId.

O debate mais esperado foi sobre o projeto de combate aos Cibercrimes, onde dezenas de "campuseiros" se reuniram para ouvir argumentos contra e a favor do projeto de autoria do Senador Eduardo Azeredo, que está em tramitação na Câmara dos Deputados. O projeto prevê que os provedores armazenem dados navegados pelos usuários por três anos, assim a Justiça pode consultar numa possível necessidade.

Nos últimos momentos da Campus Party Brasil 2009, o mais aguardado aconteceu. Foi a exibição do CP01, o primeiro robô humanóide do Brasil, criado durante todo o evento e que contou com a colaboração de muitos “campuseiros”, um verdadeiro exemplo de Web 2.0, onde a interação é a chave de tudo.

Como todo bom evento, tem sempre alguma coisa, ou melhor, várias coisas que dão problemas, como chuveiro que não esquenta, barulho infernal a todo o momento, barracas apertadas, discussões, etc e etc. Um dos grandes problemas que durante essa edição se repetiu, foi o da acústica. Também houve problema no credenciamento, que originou a formação de filas em alguns horários. Isso sem contar a fila no refeitório, que dependendo do horário era imensa.

O que mais me chamou a atenção no Campus Party foi a experiência que o campuseiro adquiriu, além das novas amizades, troca de e-mail, MSN, Orkut, Blog, sites favoritos e muito mais. O evento na minha opinião pode ser considerado como uma rede social só que ao vivo, com comunidades para todo público, interação a todo o momento... por isso o Campus Party Brasil 2009 foi um sucesso e no ano que vem tem mais. Não perca!


> Dica de vídeo

A dica de vídeo é da matéria sobre o Campus Party que passou no Jornal da Globo. O vídeo mostra de uma forma bem descontraída alguns destaques do evento.



> Sugestões de web sites


Campus Party Brasil: No web site www.campus-party.com.br você confere toda a história do maior evento de inovação tecnológica e entretenimento eletrônico em rede do mundo. O Campus Party é realizado desde 1997 na Espanha. Ele reúne durante sete dias milhares de participantes com seus próprios computadores procedentes de diversos países, com a finalidade de compartilhar curiosidades, trocar experiências, etc.

Entrevista com Tim Berners-Lee: A IDG Now! fez uma matéria especial com Tim. O repórter Peter Moon questionou sobre o futuro da web e Tim explicou com toda a sabedora de criador da internet. A entrevista pode ser conferida aqui.


> Curiosidades tecnológicas

Televisão 3D: A televisão 3D será "futuramente" comercializada em São Paulo. Essa TV usa a tecnologia WOWvx Philips, que é formada por pequenas lentes que cobrem cada um dos milhões de subpixels vermelhos, verdes e azuis que compõem uma tela LCD ou de plasma. As lentes fazem cada um dos subpixels projetar luz em um dos nove ângulos diferentes que saem da frente da tela.

Comentários