Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cadê o nosso Brasil?

Somos um país continental. Riquíssimo em recursos minerais e hídricos. Solo fértil e vegetação abundante, apesar da predação desmedida. Sem fenômenos naturais devastadores presentes em tantos países, temos tudo para ser um verdadeiro paraíso terrestre.

Infelizmente não basta tudo isso. O que fomos, somos e seremos depende da ação humana. E aqui reside o grande problema: nosso país, desde o descobrimento tem sido usado e abusado, explorado e sangrado tanto interna como externamente. Reler nossa história é algo triste e revoltante: colecionamos desvios, crises, escândalos, corrupção.

O país vem resistindo. Continuamos como um grande tesouro natural, que abriga uma sociedade fortemente abalada em seus valores fundamentais. Vemos desigualdade, injustiça, exploração, enriquecimento ilícito, impunidade... pobreza e miséria.

Violência, drogas, assaltos e assassinatos... Vergonhosamente, aqui disputamos as lideranças mundiais.

Educação, saúde, saneamento básico... Aqui, disputamos os últimos lugares.

Embora numericamente com uma honrosa economia, não basta ter dinheiro, é preciso saber usá-lo.

Se é que crescemos, não nos desenvolvemos como nação séria e robusta. E agora, eis-nos diante de forte crise moral, econômica, financeira, política e social. O povo, mais uma vez é chamado a repor o caixa sangrado pelos desvios criminosos. Cargas tributárias adicionais, perdas de direitos, arrocho salarial, desemprego.

Queremos nosso Brasil de volta! Mas qual Brasil?
O país que os governos sabem muito bem qual é: “País rico é país sem pobreza”; “Brasil, um país de todos”; “Brasil, pátria educadora!”. Quando?
Queremos, sim, um país sem fome, sem miséria; um país sem tanta desigualdade social, sem injustiças, sem explorações.
Queremos, sim, um país de todos e para todos e não um paraíso para poucos.
Queremos, sim, melhor educação para todos, mas o que vemos é a falta de verbas e a desvalorização dos professores...
Queremos, sim, melhor saúde para todos, mas o que vemos são hospitais sucateados, profissionais desmotivados...
Queremos, sim, um país verdadeiramente democrático... Um governo do povo e para o povo, comprometido com o bem comum e livre dos interesses de grupos.

Enfim, queremos um Brasil rico e belo por natureza; acolhedor e solidário; justo e honesto; sóbrio e pacífico; livre e independente...

O país que os políticos prometem em suas campanhas eleitorais e de que se esquecem após serem eleitos.

Será que é pedir muito?

Comentários