Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 20 de julho de 2017

Brilho e presença da ACADIL

Poderia até parecer desmedido dizer-se de que tem sido brilhante a influência de determinada associação na vida ituana.

Mas, neste caso, absolutamente não.

Ela se faz insuspeita merecedora do gáudio não apenas dos seus associados, como também da própria municipalidade e do povo ituano.

Toda admiração, todo júbilo, justificam-se para esta situação, a do fato de que, neste ano de 2017, a Academia Ituana de Letras, comumente citada como Acadil , comemore seu glorioso Jubileu de Prata.

E não será somente com uma simples crônica como esta que se proclamará toda a alegria e orgulho de seus componentes, com a ocorrência de data tão consagradora.

Aqui, em palavras poucas e pobres, quer-se desde já abrir a notícia das primeiras condignas comemorações por ora já previstas e às quais, espera-se e o seriam de justificado mérito, que possam ocorrer.

Os festejos, por conseguinte, iniciam-se, no âmbito das comemorações já marcadas, com a Sessão Magna a se realizar neste 28 de julho próximo, às 19h30, no Auditório do Sincomercio, através de conferência pelo insigne Diplomata, Dr. Sinésio Sampaio Góes Filho, sob o título significativo de : “Personagens da História Ituana”.

Em seguida, com alocução da Acadêmica Marly Therezinha Germano Perecin, se dará mais um lançamento da série “Itu, presenças Ilustres”, coleção em que já agora, pela quarta vez, os acadêmicos produzem resumo da vida de personagens destacados, nas mais diversas atividades, a cultural por excelência, de ituanos falecidos e cuja vida assim fica registrada na história.

Faz-se publicar, anualmente, ao longo de dezessete anos, a conhecida e amplamente distribuída, Revista da Acadil, em que seus componentes expõem escolhidas obras.

A consignar também duas edições do livreto Pirilampos.

Em duas outras datas, no passado, em livros intitulados “Itu, pelos ituanos”, deu-se através da Acadil, a oportunidade para que pessoas aptas e desejosas de discorrer sobre a cidade o fizessem. Tudo com ampla repercussão.

Diga-se, outrossim, de tantas e tantas publicações, de autoria de filiados da Acadil  e que são aliás de conhecimento geral. Da mesma importância as daqueles que se apresentam ora na mídia impressa, ora na mídia digital, uns ocasionalmente e outros com assiduidade.

Seja este então dito, o Ano da Acadil, tão marcante e decidida vem sendo percorrida essa longa trajetória, iniciada no longínquo e saudoso ano de 1962.

Eis que, a data oficial de fundação da entidade, dá-se propriamente no dia 24 de Novembro, prevista, pois, comemoração condigna, a realizar-se no mesmo local daquele do seu memorável lançamento e inauguração, justamente no histórico teatro e sede do Círculo Italiano.

Foram tantas as reuniões preliminares à fundação e generoso o empenho do pugilo de acadêmicos fundadores, desde os preparativos para sua instituição, que quiseram rememorar todos os passos, a partir de sua idealização e assim principiar pela Sessão Magna da semana vindoura, dia 28, sexta feira.

Tampouco não se deixe de rememorar que, no programa de festejos dos 400 anos de Itu, fevereiro de 2010, uma das mais brilhantes solenidades se dera com peça apresentada na forma de jogral, de autoria do preclaro e saudoso, professor João dos Santos Bispo. Manhã memorável, um dos pontos altos daquelas festividades.

 Em maio último, a Acadil, pela vez primeira, promoveu uma de suas sessões fora do município de Itu. Coube essa deferência à vizinha e amiga cidade de Cabreúva. Tratava-se de lançamento de livro, de autoria de acadêmico daquela cidade, o confrade Waldemar Camargo (Cabreúva. Entre histórias e memórias).

Há que assinalar-se também a escolha da cidade de Itu, para a realização de jornada anual da Sobrames - Sociedade Brasileira de Médicos Escritores, recepcionada e secundada honrosamente pela Acadil.

Com tanta história para contar, reviver e comemorar, que não seria demais voltasse a Acadil à praça pública, neste ano do Jubileu de Prata, mais uma vez que seja, a relembrar o período, de anos atrás, em que os seus confrades se compunham na praça Padre Miguel, com brilho e pompa, a fazer a apresentação de cada número de per si, das execuções domingueiras da gloriosa Corporação Musical “União dos Artistas”.

Com certeza, no entremeio de solenidades tantas, haverá, oportunamente, homenagem póstuma a membros falecidos, com visita aos respectivos túmulos no Cemitério. Fica patente, em suma, que a Acadil preencheu e preenche com vivacidade, tino e competência, seu desiderato maior do cultivo e divulgação da língua portuguesa, a um tempo maviosa, sublime, enérgica, ufana, quantas sejam afinal as modalidades de lisura e encanto do idioma pátrio brasileiro e, também, uniforme em relação a nações outras que o tenham adotado, Portugal por nascedouro.

Há de apropriadamente dizer-se enfim, que uma perfeita expressão de patriotismo de um povo, se dimensiona também com o apreço que se demonstre ao seu idioma.

Agradecimentos se devem a empresas e entidades diversas e a pessoas gradas que eventualmente costumam patrocinar muitas das atividades da Academia Ituana de Letras.

Comentários