Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Brasil-Fênix: renasceremos das cinzas?

Crédito: Pinterest Brasil-Fênix: renasceremos das cinzas?
Desejo para 2016 que o Brasil-Fênix renasça das cinzas!

E o ano nem acabou ainda. Como se não bastasse a tragédia de Mariana, que enterrou um rio e milhares de vidas que dele participavam. Como se não bastasse o incêndio na Chapada Diamantina, que dura mais de um mês e ainda não acabou... Muitos incêndios em todo o Brasil, devastando nosso patrimônio. Porque não se fala mais quase nada sobre isso? Já esqueceram? 

São muitos patrimônios, materiais e imateriais. Da água à seiva que corre nas veias do nosso verde Brasil. Peixes, répteis, mamíferos e tantas outras vidas de nadadeiras ou patas, que respiravam no doce rio que se enterrou. E tantas pessoas! Nas montanhas e pedras da Chapada, entre cristais e rochas, tantas árvores queimaram. E com elas, ninhos, filhotes, flores, sementes e frutos. Tudo cinza.

Parecia que já era muito. Além do que - nem sei se vale a pena mencionar - a própria lama que tem assolado a integridade do nosso país. Mas o ano continua... Mostrando que a nossa língua portuguesa, nossa história, raízes, memória... A base da nossa comunicação... Também está em chamas. O Museu da Língua Portuguesa queimou. A estação da Luz também. Bem no centro de São Paulo, no coração da cidade... 

Simbolicamente, apagam nossa luz e calam nossa língua... com fogo! O incrível museu que trata da nossa identidade brasileira também queimou!  É hora do chamado. Clama-se por valentia e união para salvar o que resta. É preciso coragem para cuidar do que vale. Determinação para honrar a cultura. Consciência para emergir da escuridão. 

Ao ver as imagens do nosso Museu da Língua Portuguesa em chamas, me dei conta de que há mais - muito mais - em chamas. A dor de ver o Brasil sendo sucateado. A sensação de impotência ao ver tanta lama soterrando a dignidade da nossa casa. A vergonha de assistir o Brasil aos olhos internacionais. A ganância que impera, a corrupção que devasta. Silêncio. Estamos sem palavras! É preciso encontrar uma nova linguagem, um novo jeito de nos relacionarmos. Tudo queima, por fora e por dentro, chamando uma URGÊNCIA de reparação!

A Fênix é um pássaro lendário da mitologia. Quando sua última centelha de luz se extinguia, uma nova fênix renascia no leito de cinzas. Antes de morrer, a Fênix entrava em combustão, para depois renascer. Possuía uma grande força, capaz de transportar pesadas cargas durante seu voo. Segundo a mitologia, as lágrimas da Fênix possuíam características curativas.

Estamos à beira de um enorme abismo. O fogo insiste em mostrar seu poder de destruição. O país está pegando fogo! Por outro lado, ele nos pede que acordemos para sua força! Para que aprendamos a cuidar com o devido respeito de tudo que merece. O sagrado fogo, fagulha de luz que pulsa a chama da vida.

O que mais precisa acontecer para despertar o que está adormecido? Desejo para 2016 que o Brasil-Fênix renasça das cinzas! Mas não adianta esperar sentado... Quem sabe faz a hora não espera acontecer! 


OBSERVAÇÃO: Complemento este texto com uma reflexão muito especial feito pela querida amiga Denise Curi, após ler este artigo. Fica o convite!  

"Na véspera do Natal acordei e me chegou esse presente... um lindo texto da querida Deborah Dubner... Brasil-Fênix!!! Leia com carinho, reflita com tranquilidade e leveza, sinta no seu coração o que você pode fazer, qual o seu mínimo passo elegante para ajudar essa Fênix poderosa, que é nosso país, acordar? Um passo que nasce do amor, não do medo, que nasce da generosidade, não da violência, que nasce de se observar a beleza no pequeno, no simples e que por isso mesmo inspira e nos dá a força que precisamos! Qual o seu mínimo passo elegante???"

Comentários