Brasil tem nova rede hoteleira
Trabalhando em silêncio, como costumam os mineiros, está surgindo uma nova rede de hotéis. Com sede em Belo Horizonte (MG), a incorporadora Emcorp, com a Construir e CAC Engenharia, constrói a primeira unidade Super 8 numa rodovia em Lagoa Santa, perto do aeroporto de Confins.
Trata-se de uma linha econômica licenciada pelo Wyndham Hotel Group, um peso pesado da hotelaria mundial, com quase 7,3 mil unidades e 15 marcas distribuídas em 66 países.
O grupo tinha presença tímida no País, com 14 unidades, entre três Howard Johnson, dois Ramada, nove Tryp, além de alguns Days Inn planejados a partir deste ano. "O Brasil é um mercado chave não só pela realização da Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíada, em 2016, mas pela expansão da classe média, que busca hotéis confiáveis, com bons preços e serviço consistente", revela Bob Loewen, CFO e vice-presidente de operações internacionais da Wyndham.
Com 2,2 mil no mundo, a versão brasileira do Super 8 combina instalações padronizadas em três andares com dois elevadores. Os 100 apartamentos confortáveis e bem decorados terão ar condicionado, tevê de plasma e a cabo, telefone, água quente, wireless gratuito, café da manhã e estacionamento, ao preço médio de R$ 138 para até duas pessoas. O projeto prevê ainda seis apartamentos com plena acessibilidade, loja de conveniência e pequenas salas de reunião.
A meta é ambiciosa: criar 200 unidades em dez anos, 40 deles ainda em 2013. A Emcorp já começa a concretizar seus planos, com três Super 8 em construção e 23 contratos assinados em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Rio Grande do Sul.
Caberá à Condotel, jovem empresa gerida por experientes profissionais, a administração das unidades, apoiada pelo sistema de reservas e programa de fidelidade da Wyndham.
Qual o milagre? Na verdade, são dois. O primeiro é que os Super 8 são fabricados em oito meses em terrenos de 5 mil m2 preferencialmente ao lado de estradas, junto a cidades médias, aeroportos ou áreas industriais, a um custo de R$ 12 milhões, um valor considerado baixo para o investidor. O segundo é um processo construtivo industrializado que permite menos custos, atender prazos e qualidade. Lembra até uma linha de montagem, com padrões e moldes iguais. "Como um McDonald's, basta entrar em um para conhecer todos", explica o empreendedor Dan Fonseca, fundador e presidente da Emcorp. O modelo brasileiro de construir a rede sob medida a partir do zero foge ao adotado para os Super 8 no mundo, que em geral cresceram pela conversão de bandeiras em instalações existentes. "Somos um case para a Wyndham", diz.
Eis uma boa notícia para o viajante de negócios que ao buscar um hotel econômico fora dos grandes centros é, por vezes, obrigado a pernoitar em prédios mambembes, inseguros e com serviços desastrosos. "Queremos oferecer instalações decentes e econômicas em locais carentes de bons hotéis, e que atendam bem diretores e profissionais das empresas."
*Este texto foi publicado originalmente na coluna Viagens de Negócio, de Fábio Steinberg, no dia 16 de janeiro de 2013, no Diário do Comércio da Associação Comercial de São Paulo.