Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Bons momentos

Bons momentos

Se existe uma promoção que em quase década e meia de existência firmou-se de uma vez por todas, isso aconteceu com a realização da Festa Italiana, intimamente ligada à Paróquia da Candelária, nos dois finais de semana que antecederam o dia 2 de fevereiro.

Um primor de organização, aperfeiçoada ano a ano, neste 2015 esteve perfeita, considerados inteligentemente todos os detalhes e pormenores para servir o público a contento. Este, o povo que acudiu aos dias dessa festa, nunca esteve tão numeroso e, mesmo assim, bem atendido. Filas, muitas filas, com um sistema entretanto providencial, em que não havia demora, a começar do amplo guichê de bilheteria. Louve-se a dedicação dos paroquianos que se entregaram de corpo e alma para tanto sucesso.

De implantação mais recente, nem se chegou sequer a um lustro, eis que lançada por ocasião dos 400 Anos de Itu, como parte da programação exatamente no dia 2, aconteceu a cerimônia de condecoração, mediante a outorga da medalha denominada Domingos Fernandes, a pessoas qualificadas por sua dedicação à causa pública em geral. A SACI, Sociedade Amigos da Cidade de Itu, seleciona nomes e os submete ao chefe do Executivo que, de sua vez, escolhe dois a serem homenageados.

Aquinhoados, merecidamente, a artista plástica Maria Célia Brunello Bombana e o prestante cidadão Célio Martins do Prado. Amigos e admiradores ocuparam quase na totalidade as poltronas do confortável auditório do Sincomercio, uma entidade, diga-se de passagem, sempre envolvida nas melhores causas da cidade. Ditinha Schanoski relembrou a trajetória de ambos, em ligeiro e interessante relato. Zinho do Violão, em surpreendente adaptação de textos musicais, deu brilho também à festa. Presentes inúmeras autoridades, a começar de sua Senhoria o Sr. Prefeito Municipal, Antonio Luiz Gomes.

De entremeio a ideias brilhantes, merece citação e admiração a feliz iniciativa, como de outros anos, a feitura de primoroso calendário idealizado pelo amigo João Batista Mattos Pacheco Neto. Apresenta uma seleção de fotos das múltiplas fazendas ituanas, tradicionalíssimas e hoje integradas ao que de melhor se faça em turismo em Itu. É de tal finesse a edição, que os textos se apresentam também nos idiomas francês e inglês, cuidados esses entregues à sra. Emanuela Bracali Cargnelutti. Do esmero das fotos e edição de imagens, incumbiu-se Silvana Novelli.

Na mesma linha de boas ideias, também não pela primeira vez, agora em 2015 o Grupo Lorenzon lança artístico calendário sob o título “Mulheres na História de Itu”. Damas da sociedade, de ontem e de hoje, mereceram ali todas elas breve histórico de suas vidas e seus feitos, influentes e admiradas na sociedade local.

Perdoem ao cronista o impulso de não deixar de mencionar o nome de sua tia, Margarida Brigato Solato, filha, como todos nossos familiares, da vizinha Capivari, maestrina exímia e organista na Igreja Matriz, além de reconhecidos méritos na costura e bordados. Dona Margarida, assim conhecida, uma das doze e com justo orgulho dos ituanos, reverenciadas nesse calendário.

João Pacheco e Carlito Lorenzon, de parabéns.

Comentários