Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Bom ou besta?

Ulisses Guimarães dizia que a única semelhança entre ser Bom e ser Besta é a primeira letra da palavra. Só o B, é a semelhança.

Queria saber o que ele acharia dos pais de escola pública se estivesse vivo e morasse em São Paulo.

Nós acreditamos nas notas do IBED e do SARESP, mesmo sabendo que os alunos fazem essas provas na escola onde as professoras que aplicam essas provas são as maiores interessadas em notas boas.

Acreditamos em escola pública de excelência, embora seja público e notório que são escolas excludentes. Os alunos recebem uma montanha de lições e trabalho para fazer em casa. Lições e matérias que não aprenderem na sala de aula, mas que caem nas provas.

Então, os pais ensinam em casa e a escola leva a fama de escola boa e forte.

Os pais fingem que acreditam que seus filhos estão em escola estadual que tira boa nota no IDEB. É uma boa escola.

Perto da Comunidade Jardim Colombo, existe a Escola Estadual Adalgiza Segurado, escola que não tem cursos noturnos. Aliás, noventa por cento das escolas do primeiro ciclo, antiga do primeiro a quarta, não tem cursos noturnos...

Essa comunidade enorme tem 600 crianças, adolescentes e jovens que não concluíram o ensino fundamental. Levantamento feio há bastante tempo atrás e nada mudou (se não piorou).

A explicação da DIRETORIA CENTRO OESTE é que falta demanda. Que a região está envelhecendo... Então tá... parece que as autoridades estão todas senis, caducando por conveniência.

Essa escola da DIRETORIA CENTRO OESTE é um exemplo, para não escrever que a maioria das escolas dessa diretoria, que tem alunos do primeiro ciclo, tem o horário noturno ocioso. Seria escrever uma lista enorme.

Falamos da CENTRO OESTE, mas não é uma exceção. A desculpa é que muda.

O que Ulisses Guimarães falaria de nós, cidadãos paulistanos, se estivesse vivo?

Somos Bons ou Bestas?

Comentários