Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Boas novas para o turismo em Itu

Crédito: Raul Machado Carvalho Boas novas para o turismo em Itu
Parque do Varvito será restaurado até dezembro
O COMTUR de Itu realizou no último dia 7 de novembro, um dos mais importantes eventos sobre o negócio turismo em Itu. O objetivo foi semear a idéia da implantação do Itu Convention & Visitors Bureau, uma promoção do COMTUR, no esforço contínuo de seu presidente Raul Almeida em modernizar as ferramentas disponíveis na cidade para se alavancar o turismo local.
 
Todavia, a coisa não é tão simples assim. Um Convention Bureau é uma entidade que age como uma ONG, sem fins lucrativos. Portanto, depende do entusiasmo e confiança do empresariado local em investir num negócio lucrativo para todos. Mais importante, ainda, é o entendimento que as ações da entidade são voltadas para a captação externa de eventos como feiras, simpósios, exposições, seminários, congressos, salões, workshops, lançamento de produtos, lançamentos de grifes, desfiles de moda, torneios esportivos, shows de entretenimento, encontros etc para serem realizados em Itu.
 
Para isso, a infra-estrutura oficial precisa crescer. Um centro de convenções é ponto fundamental. Centro de eventos já existe – o Itusão, mas que não é liberado para shows ou outros eventos abertos.
 
O trabalho de um Convention Bureau pode criar um calendário de eventos em Itu que se tornará um grande negócio para a rede hoteleira, restaurantes, fazendas coloniais, comércio e fornecedores de todos os tipos como, por exemplo, buffets, organizadores de eventos, promotores de feiras, montadores de estandes, trabalhos de sonorização, audiovisual, serviços gráficos, agências de viagens, serviços de transportes terrestres, guias de turismo, tradutores, intérpretes, fotógrafos, assessorias de imprensa, relações públicas, publicidade, escritórios e técnicos de informática, produtores de vídeo e DVD, aluguel de carros, táxis, Internet 2.0, recepcionistas, modelos etc. Tudo isso gerando turismo para a cidade.
 
É claro que a infra-estrutura deverá passar por um bom período de treinamento para que o atendimento nos eventos seja muito profissional, a qualidade nos serviços de alto nível e rigorosa eficiência nos trabalhos.
 
É bom lembrarmos que a localização de Itu é excelente para o negócio turismo. Ótimas rodovias de acesso, Viracopos e grandes atrações históricas e culturais na cidade e em seu entorno. Além disso, o principal pólo gerador é São Paulo, a apenas 100 km que, anualmente, produz cerca de 70.000 eventos. Se Itu trabalhasse num eficiente lobby, através do Convention Bureau local e conseguisse apenas 0,1% do total de feiras, exposições, seminários, congressos etc. já seriam 70 eventos anuais o que, sem dúvida é um assunto para se levar muito a sério por todos os envolvidos no trade turístico ituano, inclusive a Prefeitura. Dinheiro em caixa para recompensar os empreendedores e mais impostos para o bem da cidade. Durante a reunião, conversamos com o Prefeito Herculano Júnior que, entusiasmado, nos falou de projetos e obras a curto prazo.
 
Visitando constantemente a sede do poder em Brasília, atrás de recursos financeiros, parcerias e apoios para obras importantes em Itu, Herculano adiantou que o Parque do Varvito será reformado e recuperado até o próximo mês de dezembro e, assim, terá como oferecer condições dignas para que o turista possa encontrar um grande atrativo para um passeio interessante em meio a rochas milenares, preservadas para a história. O investimento será de R$ 400 mil.
 
Os bons ventos da primavera alimentam um outro velho sonho ituano que, parece, vai se tornar realidade. O Prefeito informou que já está tudo quase pronto para se iniciar uma grande obra no eixo histórico da cidade. Trata-se do trabalho de aterramento de toda a fiação aérea atual e, conseqüentemente, a retirada de todos os postes que enfeiam a área. A obra conta com o apoio do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, autarquia do governo vinculada ao Ministério da Cultura.
 
Assim, a área mais visitada da cidade se tornará “limpa”, para fotografias, filmagens, locações e poderá se transformar num espaço próprio de uma “cidade cinema”. Será um cenário vivo para muitos eventos, o que consolidará, ainda mais, a “Grife Itu”, cuja imagem já é muito conhecida em todo o País e até no exterior.
 
O apoio do IPHAN é o resultado de muitas negociações do próprio prefeito e sua equipe para que o projeto fosse aprovado o que significa um investimento da ordem de 25 milhões de reais.
 
Ainda em relação ao IPHAN, será pedido o restauro da Casa de Cultura e da Igreja Nossa Senhora da Candelária. A Concha Acústica, uma das promessas de campanha, será construída em frente ao Estádio Municipal que também passará por reformas. O Ministério dos Esportes, em parceria com a prefeitura de Itu, deverão investir cerca de 4,8 milhões de reais na reforma completa do estádio “Novelli Jr.”, além da ampliação das arquibancadas, instalação de cadeiras, reforma dos vestiários, das cabines de imprensa, banheiros e iluminação.
 
Alavancar o turismo com o esporte, também é uma idéia promissora de Herculano Jr. Para tanto, já está acertada a realização, em 2010, dos Jogos Regionais em Itu. Esse importante evento esportivo que tem a participação de jovens de quase 60 cidades do Estado de São Paulo, com certeza, será uma grande atração no ano do IV Centenário. Além disso, o Prefeito revelou seu plano de realizar uma “grande” meia maratona, no início de 2009, que atrairá atletas de todo o País com muita divulgação na imprensa. O percurso será pela Estrada Parque que será especialmente fechada para o evento. Os atletas correrão 21 quilômetros com largada próxima à gruta e chegada no centro de Itu.
 
E, em janeiro próximo, mais novidades na Secretaria de Turismo. Assumirá o cargo de Secretário o vereador Osmar Silveira Barbosa (PV) que deixa a Câmara após cumprir quatro mandatos. Já
Comentários