Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 17 de junho de 2009

Boas e más notícias para o meio ambiente

Crédito: Idealismodebuteco.wordpress.com Boas e más notícias para o meio ambiente
Nesta última “Semana do Meio Ambiente”, como sempre faz, a mídia noticiou uma série de eventos que ocorreriam. Plantios de árvores, sessões solenes em Câmaras, limpezas voluntárias de rios e córregos, etc. Ações positivas e, via de regra, com importante viés educativo.
 
Além de eventos, também foram publicadas muitas outras notícias relativas ao Meio Ambiente. Notícias boas e más notícias.
 
Entre as más notícias, a aprovação no Congresso da Medida Provisória 458 que, ruim na origem, piorou em razão de alterações promovidas no texto original. Na prática, irá beneficiar grileiros e outros que desenvolveram atividades ilegais e predatórias na Amazônia. Além disto, divulgou também a existência de inúmeros projetos voltados à alteração do Código Florestal de forma a torná-lo mais flexível aos interesses econômicos. Claro, com óbvios danos ambientais!
Entre as boas notícias, a de que na Comissão de Educação e Cultura foi aprovado o Projeto de Lei que visa proibir a exploração de animais em circos em todo o Brasil.
 
Em Sorocaba, em dezembro de 2000, quando ainda era vereador, a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei de minha autoria proibindo a exploração de animais em circos no âmbito de nosso município.
 
Foi a primeira lei do gênero no Brasil.
 
De lá para cá, muitas cidades copiaram a propositura, Estados baniram esta prática também por força de lei. Se for aprovada, quando for a votação no plenário daquela Casa de Leis, a exploração dos animais em circos deverá ser abolida em todo o território nacional.
 
Além da importância objetiva da proibição, este fato representa, para quem tiver um olhar mais acurado, uma saudável mudança de paradigmas em nossos usos e costumes ou, se quiser, em nossa Cultura. Representa um avanço importante na relação ética que o ser humano tem que ter para com os animais.
 
Hábitos culturais saudáveis têm que ser preservados, lembrados e enaltecidos. Os hábitos que representam uma relação negativa do ser humano para com os animais e para com o meio ambiente têm que ser repensados, mudados e proscritos, inclusive por lei, quando for o caso.
 
Em tempo: Não gosta de animais em circos? Quer ver o projeto de lei aprovado logo? Transforme sua indignação em atitude!
 
Veja como em sites relacionados com o tema:
PEA (Projeto Esperança Animal) - http://www.pea.org.br/crueldade/circos/index.htm
AILA (Aliança Internacional do Animal) - http://www.aila.org.br/circo1.htm
 
Comentários