Colunistas

Publicado: Terça-feira, 10 de julho de 2012

Banho de sol, banho de vida!

Crédito: Foto: stock.xchng Banho de sol, banho de vida!
Um momento de quietude sob o sol

Que sensação maravilhosa é sentir o toque dos raios de sol na pele, não é mesmo? Ainda mais daquele sol do comecinho da manhã. Parece um abraço de mãe!
Mas há que cuidar para não abusar, pois a exposição da pele ao sol muito quente, entre 10 e 16h, traz sérios danos à saúde. Câncer de pele é um deles e isso todo mundo sabe.

Pele bronzeada, cara de saúde. É verdade! A exposição ao sol é fundamental para a síntese de vitamina D, um nutriente que tem várias funções, sendo uma muito especial: manter os níveis de cálcio e de fósforo adequados no organismo para que as reações dentro das células possam acontecer. 

Nesse sentido, podemos dizer que a vitamina D é fundamental para a boa saúde dos ossos, do sangue e dos músculos, já que o cálcio é peça-chave nesses tecidos: cerca de 99% do cálcio presente no organismo encontra-se nos ossos e nos dentes; a coagulação sanguínea depende de cálcio, assim como a contração muscular e os impulsos nervosos.

Quando a vitamina D está em falta, o cálcio é retirado do osso e perde-se massa óssea.  Ocorre também uma diminuição na formação e no crescimento das cartilagens dos ossos. Na criança, isso é chamado de raquitismo. No adulto, osteomalácia. E adultos com deficiência de vitamina D têm mais chances de desenvolver osteoporose.

O interessante é que a falta de vitamina D virou uma problema comum entre pessoas que vivem nas grandes cidades, que chegam ao trabalho quando o sol ainda está nascendo e voltam para casa depois que o sol se pôs. O único sol que a pele vê às vezes é o do meio-dia, que não é nada saudável!

Portanto, vale reestudar algumas rotinas e adotar práticas que permitam um rápido e delicioso banho de sol diário, por 15 minutinhos, nas mãos e nos antebraços, sem filtro solar. Sol para nenê, até às 10h e depois das 16h.

Dirigir com o vidro aberto, sair para um lanche ou um café fora da empresa, trabalhar perto de janelas abertas, praticar esportes ao ar livre e passear com o cachorro são algumas formas de tomar esse delicioso banho.

Comentários