Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Azia? Dor de cabeça? Tome a pílula “SEU VOTO” – dose única

Azeda o dia ter que contabilizar o assedio eleitoral que nos rodeia. Mal conseguimos pensar por conta da estonteante poluição visual e auditiva ( santas musiquinhas !!! ) que invade o nosso dia e a nossa rotina.

Tenho um amigo que está com stress profundo por conta que seu cachorro não para de latir a cada showmício na cidade ! Outro reclama que seu telefone é alvo de telemarketing , outro blasfema contra os panfletos jogados todos os dias no seu jardim...

Isso é campanha eleitoral, no sentido nefasto da palavra. Ninguém agüenta...ninguém merece ... É uma verdadeira guerra de informações e fofocas que entope o filtro mental do nosso raciocínio.

Pense bem : você vota no amigo do amigo, no patrão, no partido, no vizinho ou nas propostas ? Você leva em consideração o que é possível fazer pela cidade ou incorpora o inconsciente coletivo de uma falsa guerra moral ?

Particularmente, quero falar da Saúde, porque nos últimos 4 anos participei do primeiro escalão das discussões sobre políticas de Saúde. Saí defendendo o SUS, o hospital Sanatorinhos, as informações sobre doenças, as posturas dos Gestores, as dificuldades de financiamento.

Creio que pela Saúde passam todos os munícipes, com participação direta ou indireta e todos, sem exceção devem conhecer as conseqüências das políticas de saúde mal planejadas ou desperdiçadas.

Qualquer avaliação neste momento tem que considerar o orçamento do município para 2005 na área da Saúde, a reestruturação de seus recursos humanos, sua rede básica sucateada, o controle social do Conselho Municipal de Saúde e a assistência hospitalar e de emergência. Não há espaço para novas propostas sem consertar a base da saúde da cidade, que se desintegrou. Foram 5 secretários municipais de Saúde nesta ultima gestão municipal, revelando uma enorme dificuldade no orquestramento e continuidade das políticas de saúde municipais.

Há uma deficiente política de remuneração de seus servidores, que gera um desestimulo crônico e de difícil gerenciamento. Há um descompromisso com o abastecimento da rede se contraponto a inaugurações grotescas de novas unidades e a cultura dos munícipes de utilizarem o pronto socorro como entrada para o sistema de Saúde.

Use o seu voto inteligentemente. Compromisse-se com o futuro da cidade, pois o movimento de mudança é irreversível.

O futuro político de Itu merece um tratamento rápido e eficiente, que começa com o seu voto. Valorize-se !!!

Comentários