Colunistas

Publicado: Terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Atitude vale mais do que um bom currículo

“A maioria das pessoas perdem oportunidades porque elas estão vestidas de macacão e se parecem com trabalho. ” Thomas Edison

Durante o período de grande depressão dos anos trinta, do século passado, Melvin Maxwell, pai do grande escritor John Maxwell, perdeu o emprego. Enquanto mais da metade da população estava desempregada, Melvin decidiu não sucumbir diante dos problemas econômicos que assolavam a nação. Sabendo que o comércio não estava contratando ninguém, Melvin decidiu oferecer o que tinha disponível que era seu talento e seu tempo.

Chegou a um comerciante e disse: “Vim aqui oferecer o meu dia de trabalho gratuitamente. O que você precisa que eu faça? O comerciante lhe respondeu: “Não estou contratando e não tenho dinheiro para pagar você! ”. Porém, Melvin retrucou: “Você não precisa me pagar nada. ” O Sr. Melvin trabalhou muito e, no final do dia, foi para sua casa.

No dia seguinte, ele procurou outro comerciante e fez a mesma oferta... Enquanto a maioria das pessoas estavam desempregadas, Melvin Maxwell conquistou três empregos e sustentou sua família durante aquele período difícil. Ele fez o que a maioria das pessoas não estava disposta a fazer. Ele semeou o que tinha, que era seu tempo livre e seu talento, e conseguiu aquilo que os outros apenas sonhavam. Emprego.

Muito se fala sobre como conquistar um emprego. De fato, diante do cenário atual, há uma busca acirrada por emprego e toda ajuda é muito bem recebida, mesmo assim saiba que boa parte do sucesso em conquistar uma vaga, depende muito mais das suas atitudes e do seu preparo do que qualquer livro de autoajuda possa lhe fornecer.
Com um mercado de trabalho cada vez mais enxuto, o processo de seleção de candidatos, que já não é fácil, fica ainda mais complicado no cenário atual.

Um cenário de crise impõe mudanças à dinâmica de contratações e ao mercado de trabalho. Entretanto, mesmo neste período de desaceleração da economia, as oportunidades ainda existem e as empresas continuam a buscar talentos.

Hoje, como o número de pessoas desempregadas no mercado é maior, isso dá aos recrutadores a oportunidade de serem mais exigentes na hora de avaliar um candidato. A contratação não depende só da qualificação profissional, mas da atitude e do comportamento. Aprendi que além dos dados profissionais, atitude e boa apresentação pessoal são muito importantes para se obter um novo emprego.

Comentários