Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 4 de junho de 2012

Aprendendo a aprender com o Prof. Pierluigi Piazzi

Aprendendo a aprender com o Prof. Pierluigi Piazzi
Professor Pierluigi Piazzi

Estive presente à palestra promovida pelo Anglo de Itu, com o grande professor Pierluigi Piazzi para aprender a aprender.

O professor Pier leciona há 50 anos e tem no seu vasto currículo a proeza de ter ensinado 97.000 alunos, além da autoria de três livros, sendo que um deles, “Aprendendo Inteligência”, teve 70.000 exemplares vendidos.

Pier, como conhecedor de neurociência e dos segredos do cérebro humano, deu fórmulas importantíssimas de como estudar e aprender.

Vale a pena conhecer algumas delas.

Existe um idiota muito rápido que é o notebook, e um gênio muito lento que é o nosso cérebro. O idiota rápido conquistou a preferência de todos, mas os seus malefícios para o aprendizado e para a educação são enormes.

Garante o professor que quem está diante de uma tela não está estudando. Também não existe estudo em grupo. Estudar é um ato solitário, individual e ativo. Este último fica por conta de escreve à mão os pontos principais do que se está estudando.

O aprendizado não acontece durante as aulas. O professor não ensina, explica. Neste momento o aluno simplesmente entende as teorias e conceitos. O aprendizado irá acontecer somente quando o aluno escrever o que ouviu ou leu durante as aulas. Ou seja, no momento em que a pessoa deixa de ser aluno e passa a ser estudante. A técnica para isso é solitariamente escrever as lições e conceitos vistos no dia. Mas tudo isso tem que ser feito no mesmo dia da aula, antes de dormir, porque ao dormir, o cérebro irá gravar as informações que o aluno escreveu durante o dia e descartar outras.

É ainda fundamental para o aprendizado, afastar-se dos televisores e desenvolver o hábito da leitura. A criança pode ser motivada para a leitura, se lhe for oferecida uma grande quantidade de livros de diferentes assuntos, até que ela se interesse por um. As estatísticas dão conta de que existem 70 milhões de brasileiros que nunca leram um só livro e que na cidade de Buenos Aires existem mais livrarias do que no Brasil inteiro.

Temos urgência em ensinar os nossos alunos a estudarem. A televisão e a internet estão “emburrecendo” os nossos jovens. Vivemos um momento crítico, pois temos no mundo cada vez mais gente e cada vez é menor a necessidade de mão-de-obra. Quando observamos as cabines dos pedágios, vemos cada vez mais cabines vazias. Infelizmente a tecnologia tomou o emprego de muitos operadores de pedágio, muitos caixas de bancos e de muitos outros trabalhadores.

Foi um grande evento que o Colégio Anglo de Itu promoveu para pais, alunos, professores e convidados. Que venham outros grandes eventos.

Comentários