Colunistas

Publicado: Sábado, 25 de julho de 2015

Após 4 anos, Galo volta a vencer em Sorocaba

Crédito: Ituano FC Após 4 anos, Galo volta a vencer em Sorocaba
De pênalti, Ronaldo abre o placar para o Ituano, em Sorocaba

Ronaldo e Naylhor marcaram na tranquila vitória do Ituano por 2 a 0 sobre o vizinho São Bento, na tarde deste sábado (25), em Sorocaba. O resultado faz o Galo ampliar a freguesia sobre o Bentão. Agora são dez vitórias ituanas contra duas sorocabanas, em partidas válidas pela Copa Paulista e pelo Paulistão, desde 1990. Mas há quatro anos (quando fez 4 a 0), o rubro-negro não ganhava em terras azuis. Desde então, haviam sido três partidas, com duas vitórias do São Bento por 2 a 0 e um empate (pelo Paulistão deste ano).

Conurbação futebolística
Com a extinção da Saltense, a decadência de Primavera e Paulista de Jundiaí, e a recente ascensão do São Bento, a rivalidade regional entre Ituano e o Azulão de Sorocaba se transformou na maior, tanto para um lado quanto para o outro. No passado, não se enfrentaram tanto.

Quando o São Bento esteve na elite nas décadas anteriores a 1990, o Ituano brigava para chegar à primeira divisão. Quando chegou, as equipes se enfrentaram em 1990. Vitória ituana por 2 a 0. Depois o São Bento foi rebaixado, e eles só foram se encontrar em 2006, em partidas de Campeonato Paulista.

No ano de 2015, foram três confrontos. Pela Copa São Paulo de Futebol Júnior, 5 a 2 para o Ituano, com provocações entre as torcidas. No Paulistão, 1 a 1, com direito a tempestade e expulsão dos dois treinadores. E a partida de hoje (25), com mais uma expulsão de cada lado, em uma confusão após o gol do Ituano. 

As cidades são separadas por pouco mais de 25 quilômetros. Entretanto, Ituano e São Bento estão diminuindo cada vez mais essa distância. É um processo de conurbação futebolística. 

Sem sofrimento
O Ituano foi soberano e não deu margem ao azar. Dominou o primeiro tempo, e a vitória parcial por 1 a 0 não traduziu a diferença entre as equipes. O goleiro Fábio assistiu de camarote aos primeiros 45 minutos.

O gol saiu em um pênalti duvidoso. Ronaldo foi puxado pelo marcador, talvez não o suficiente para uma clara penalidade. Ele mesmo bateu e abriu a contagem no estádio Walter Ribeiro, o CIC.

Até marcar o segundo tento com Naylhor, o time de Itu seguiu com a mesma postura. Depois disso, os últimos 35 minutos da partida foram mornos. E isso se deve ao Galo, que administrou o resultado e trouxe os três pontos para casa. 

Favoritismo rubro-negro
Boa partida do Ituano. Com o maestro Cristian ditando o ritmo, a equipe mostrou evolução em relação a estreia diante do Primavera. Tem tudo para se classificar com o pé nas costas. É o grande favorito para conquistar a Copa Paulista. 

Balança desequilibrada
O centroavante Ronaldo tem uma calma impressionante nas cobranças de pênalti. O artilheiro rubro-negro de 2015 fez o seu oitavo gol, sendo o quinto de pênalti. E todos eles sem dar qualquer esperança para o arqueiro rival.

Se ele usasse essa tranquilidade em todos os momentos, não protagonizaria momentos embaraçosos com a torcida, e tampouco seria expulso após envolver-se em confusão, logo após ter aberto o placar para o Ituano.

Importância de manter a base
O diferencial na partida deste sábado foi o entrosamento. O São Bento mudou bastante desde o Paulistão. O técnico Paulo Roberto Costa e alguns jogadores foram para o Guarani.

Já o Ituano só perdeu Peri e Walfrido. A espinha dorsal se manteve. É muito difícil ver um time do interior manter uma base. Ponto para a gestão de Juninho Paulista e companhia. 

O que vem a seguir
O Galo de Itu folga na próxima rodada da Copa Paulista. Só joga no dia 8 de agosto, quando recebe o Barueri, no estádio Novelli Júnior. Antes disso, no dia 4, tem sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. São treze times de Série A do Brasileiro, dois de Série B, e um fora de série: o Ituano.

No sorteio, o Galo está no pote B e vai enfrentar um dos oito times do pote A. Que são: Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional e Grêmio. Que venham as oitavas!

Comentários