Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de maio de 2009

Ano da França no Brasil

Ano da França no Brasil
O monumento pago mais visitado do mundo
Torre Eiffel – 120 anos
 
A França é o país mais visitado por turistas em todo o mundo e fatura alto com o negócio turismo. 2009, chamado de ano da França no Brasil, tornou-se uma oportunidade para uma troca de gentilezas entre os dois países e os franceses aproveitam o evento para divulgar sua cultura e atrações turísticas entre nós ainda com mais ênfase.
 
Visitar Paris e não subir ao topo da Torre Eiffel é como ir a Roma e não ver o Papa, se bem que nos dias de hoje aproveita-se melhor o tempo com os museus, monumentos, ristorantes e com a gente romana. Além de ser o monumento mais famoso de Paris, construído por Gustave Eiffel para as comemorações da Exposição Mundial de 1899, data do centenário da Revolução Francesa, a torre é o monumento pago mais visitado do mundo. Recebe cerca de sete milhões de turistas por ano.
 
A Torre Eiffel, duas vezes mais alta que a Grande Pirâmide do Egito ou a cúpula da Basílica de São Pedro, proporciona ao visitante uma linda vista de Paris. Talvez seja, também, um dos lugares onde mais se fotografa no mundo.
 
A história da Torre Eiffel, monumento que é propriedade da prefeitura de Paris, está cheia de casos e histórias, que vão desde suicídios, testes dos primeiros pára-quedas, pano de fundo para centenas de filmes, desfiles de modas etc.
 
De ascendência germânica, Gustavo Eiffel nasceu a 15 de Dezembro de 1832 em Dijon e em 1850 ingressou na Ecole Centrale des Arts et Manufactures, em Paris, onde completou o curso de Engenharia Química. Depois se apaixonou pelo ramo da metalurgia e ao novo material que passou a usar de modo brilhante, como construtor. Foi um especialista em construção de pontes e desenhou a estrutura da Estátua da Liberdade, que saúda os que chegam a Nova York.

A torre abriga, hoje, diversas antenas de radio e televisão, uma estação meteorológica e um apartamento que foi usado por Eiffel, situado perto do topo da torre. O seu peso total é calculado em 10.000 toneladas, depois das instalações de restaurantes, museus e lojas.
 
Inaugurada em 31 de março de 1889, foi considerada a construção mais alta do mundo até 1930 e está localizada no Campo de Marte, no centro de Paris e é, até hoje, o símbolo máximo da Cidade Luz.

Dentro do programa de comemorações dos 120 anos da Torre Eiffel, este ano, a Prefeitura de Paris redesenhou a plataforma do último andar e conferiu uma nova silhueta à torre. O projeto expandirá a área acessível ao público, ampliando de 280 para 580 metros quadrados o setor panorâmico no topo, com uma estrutura em kevlar.
 
Tal recurso permitirá aos turistas mais conforto no topo da torre para melhor se apreciar a fantástica visão de Paris. Mais encantadora, ainda, é a vista noturna quando o brilho do Sena se ressalta com um convite ao romantismo do ambiente.
Todavia, aqui vai um palpite: a melhor visão da Torre Eiffel você obtém quando se posiciona em baixo dela. Quando se está entre os pés da torre e se olha para cima, pode-se ver o fantástico desenho de ferro com uma perspectiva distorcida se alongando para o infinito. Mas, talvez, o maior prazer dessa visita é o fato de, ao seu lado, estarem pessoas de todas as partes do mundo, numa mistura de povos e línguas num burburinho que eternamente fica arquivado na nossa memória. Um momento de romantismo e amor para todos e de lembranças para sempre.
Comentários