Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

Aniversário de Itu - 394 anos

No dia 02 de fevereiro Itu comemora 394 anos de vida. Este é o quinto ano que comemoro esta data vivendo na cidade, pois mudei para cá em janeiro de 2000. Naquela época, eu mal podia imaginar que estaria tão envolvida com a cidade, com as pessoas e até mesmo (por que não?) com uma pequena parte do destino de Itu.
Quando estamos no corre-corre de nossas vidas, é comum não nos darmos conta de que somos todos “fazedores da história”. O aniversário de Itu comemora conquistas, relembra passagens históricas e inesquecíveis, visita lembranças, acorda belezas, resgata memórias. Nessas memórias, contemplam-se feitos de pessoas que deixaram profundas marcas na arte, música, política, história, turismo, humor e cultura da cidade. São pessoas que certamente, ao viverem o seu dia a dia, não se deram conta de que estavam transformando a história para sempre. A vívida noção de que somos parte da história nos torna agentes ativos nessa vida, com um verdadeiro senso de responsabilidade e alegria. É esse sentimento que nos tira do papel de vítimas ou críticos e nos faz amadurecer em direção à realização de nossos sonhos. Essa é a maior poesia que pode existir para nós, seres humanos: em nossa pequena grandeza, somos capazes de alterar destinos e mover montanhas. Os “fazedores da história” trazem consigo um gosto delicado de pioneirismo e coragem, que inspira verdade e transpira paixão. Acredito que a Prótur, assim como muitas outras entidades e organizações como o Coral Vozes de Itu, ACADIL, SACI, PRÓ-CULTURA e Regimento Deodoro, também estão fazendo história com profissionalismo e amor.
Abrindo as comemorações, uma “Elegia Amorosa para a cidade do Ytú”: uma leitura da história de Itu, desde as origens do povoamento de São Paulo de Piratininga até o começo do século XX. Um olhar poético sobre vários períodos da cidade, traçando um panorama destes 394 anos de existência da “Vila do Utu-Guaçu”. Este é o evento que ocorreu ontem, preparado pela ACADIL, Coral Vozes de Itu, Pró-Cultura e Prótur. Espero que você não tenha perdido!
Hoje, dia 31 (sábado), às 12h, na Praça Duque de Caxias, um ritual completamente inédito na cidade: a Troca da Guarda, onde os soldados do Regimento Deodoro estarão trajando o seu uniforme histórico, que remonta às suas origens no Corpo de Artilharia da Bahia, criado em 1625, durante a união ibérica Portugal-Espanha. Uma solenidade imperdível e digna de ser apreciada por todos. Um presente sugerido pela SACI e aceito com muito empenho pelo Regimento Deodoro.
Ainda na noite de hoje, um baile de Gala no Quartel, com jantar dançante, ótima comida e muita animação. E muitos outros eventos que farão parte da programação até segunda-feira (dia 02): roda de violeiros, a famosa festa Italiana organizada pela Prefeitura, apresentações de bandas, serestas e orquestra, missas, procissão e um simpático “repicar de sinos de igrejas e apitos de fábricas” unindo a cidade em minutos de euforia.
Participe, aproveite e faça parte dessa história, você também!
Comentários