Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Aniversário de Itu

Aniversário da Cidade de Itu – 409 anos (2019)

Ditinha Schanoski

Itu está em festa! É chegado o momento de celebrar os 409 anos de sua fundação.

O povo ituano sempre se distinguiu por seu patriotismo e civismo, pelo seu profundo sentimento religioso, CULTURAL e político.

Trazer  à luz ao passado daqueles que nos precederam é o desejo de uma justa homenagem de gratidão àqueles que deram início à construção do nosso precioso presente.

Relembrá-los significa tomar consciência da rica história ituana.

Olhando para trás verificamos o empenho dos nossos antepassados, o valor familiar que Itu sempre teve, a generosidade, o espírito solidário e uma inegável religiosidade.

Acolheu Madre Teodora e viu nascer Padre Antonio Pacheco da Silva e Padre Bento Dias Pacheco (ambos dedicaram suas vidas aos leprosos), assim também  viu nascer Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, primeiro Bispo da Diocese de Jundiaí.

Itu possui 3 candidatos a Santos: M. Teodora. Pe. Bento e D. Gabriel.    (processos em Roma)

Tantas memórias ocultas dos grandes vultos históricos.

Itu, “Roma Brasileira”, !”A Fidelíssima”  “Terra da Convenção”a oitava cidade do Estado de São Paulo. Viu também nascer o primeiro presidente Civil do Brasil: Prudente de Moraes. Eram também ituanos: Regente Feijó,  Paula Souza, pintor Almeida Júnior, Elias Lobo e tantos outros, vultos notáveis  que  fizeram e  fazem a nossa história. Itu tem  preciosas relíquias, como um mosaico que juntando as pedrinhas se transforma em uma imensa catedral, assim como seus monumentos históricos e arquitetônicos.

Para finalizar faço um brinde e uma oração. Um brinde pelos 409 anos desta sempre jovem e dinâmica Senhora  cidade de Itu.

 E uma Oração para que nunca nos falte a luz e luz proveniente da Virgem da Candelária. Pedindo também a Deus  que continue abençoando os filhos deste chão.

PARABÉNS ITU!   PARABÉNS POVO ITUANO!

 

 

 

 

Comentários