Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Amigo Secreto na Empresa - Como Fugir do Óbvio...

Crédito: yahoo.com Amigo Secreto na Empresa - Como Fugir do Óbvio...
Embalagem Aquela primeira boa impressão capriche!
Geralmente, os presentes têm valor pré-estipulado. Respeite o limite ainda que a intenção seja agradar. “Gastar mais pode ser interpretado como ostentação ou bajulação”.
 
Para fugir do óbvio com um pouco de empenho dá para evitar CDs ou chocolates. Alguns presentes são uma escolha elegante e podem ser dado sem medo.
 
Exemplos:
Livro de arte, lançamento em DVD e objetos relacionados ao hobby da pessoa como por ex. coisas para a cozinha... Informe-se se o sorteado pratica algum esporte ou se coleciona algum objeto, por exemplo.
 
...com mulheres
Lenços e echarpes preferencialmente de seda. Bijuterias (brincos e broches são mais fáceis de acertar do que anéis e gargantilhas), porta-retratos, caixinhas decorativas, velas diferenciadas são boas pedidas. Assessórias como capas para note book, pastas de trabalho costumam agradar. Jóias nem pensar. Perfumes, só se você souber qual é a marca preferida dela.
 
...com homens
Em vez de gravatas, que tal camisa pólo ou acessórios para o escritório, como pequenas esculturas decorativas? Se o amigo secreto gosta de charuto, pode-se presenteá-lo com um cortador, um cinzeiro, uma porta-charuto de bolso, ou um puro cubano. Se optar por bebidas, escolha um vinho de boa safra ou um uísque importado.
 
Se você não gostou do seu presente, nada de careta. Receba com entusiasmo e finja que gostou. Se quiser trocar vá direto à loja. Não precisa avisar quem presenteou.
 
Quando você for dar o presente, é bom identificar a procedência do produto. Se ele foi feito à mão, coloque um cartão com nome e telefone do artista. Funciona como um selo de origem.
 
Divirta-se com alguns cuidados
- Mesmo sendo uma festa de final do ano, não deixa de ser uma situação ligada ao trabalho. E você vai encontrar todas aquelas pessoas de novo no dia seguinte.
 
Então:
Não leve nem peça para levar o marido, namorado ou parentes se o convite é só para você.
 
- Só carregue a máquina fotográfica se o encontro for um churrasco ou um almoço bem informal. Se for uma recepção, num lugar fechado não pega bem.
 
- Evite falar de assuntos ligados ao trabalho.
 
- Se um chato não desgruda e você já está cansada, puxe papo com outros colegas e ignore-o. Parecerá um lapso, não uma grosseria.
 
Cartão de Natal: eletrônicos ou tradicionais?
Mensagens com votos de boas festas lotam nossas caixas de e-mail nesta época.
Responder um a um? Depende. Se o cartão for personalizado, sim. Mas, se o seu nome for apenas mais um no mailing qualquer, apague e esqueça. Mandar esse tipo de mensagem, aliás, nem pega bem. Já cartões de papel enviado pelo correio continuam em alta. Hoje, pelo trabalho que dão eles tem valor redobrado. É preciso retribuir a gentileza, sempre pelo correio. Dê preferência a comprar cartões que suportam alguma causa caritativa, como os da UNICEF. Se o envelope chegar tarde e não puder ser respondido antes do fim do ano, não há problema. Mande uma correspondência até 15 de janeiro, com votos de felicidades para 2009.
 
Gorjetas – empregados, porteiro, secretária...
 
Para os empregados domésticos
Cozinheira, faxineira, caseiro, babá e outros profissionais que dependem diretamente de você. Merecem mais do que o 13º, mas não é necessário contribuir com mais dinheiro. Dê um alimento ou bebida para a ceia, ou um agrado pessoal: uma bijuteria, o disco do artista preferido.
 
Porteiro, zelador, guarda-noturno.
Muitos condomínios já estipulam o valor da caixinha. Basta acatá-lo. Se não for o caso dê dinheiro, algo em torno de 10% do salário do funcionário.
 
Para o entregador de revistas ou jornal e o lixeiro
Uma caixinha entre 10 e 20 reais está de ótimo tamanho. Considere que eles vão receber dinheiro do condomínio todo.
 
Para um colega do trabalho
Tudo bem, mas entregue fora da empresa, para não provocar ciúme dê preferência a objetos para casa ou escritório.
 
O guarda-roupa ideal
Decotes, fendas, regatas, shorts, bermudas, chinelos nem pensar. Você pode se vestir de maneira mais informal que no dia-a-dia, sem duvida, mas é preciso lembrar que a festa envolve pessoas do trabalho. Mantenha e discrição.
 
Boas Festas!
Comentários