Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Aluno de escola pública tem fome de quê?

Aluno de escola pública tem fome de quê?

O turno das 11 as 15, fo fechado em quase todas escolas Municipais de São Paulo, pelo então prefeito Paulo Maluf. A imprensa então comprou o discurso imoral e a explicação estúpida " a criança não almoça antes das 11, hora que chega e é muito tarde para almoçar depois que sai, depois das 15. Apelidou o turno de TURNO DA FOME.

Se o problema é só esse, é só dar almoço para as crianças no horário de almoço e adequar o intervalo da escola. Falta de verba não é. São Paulo tem muito dinheiro é a cidade mais rica do páis, e a que mais arrecada. No tempo da Erundina além do almoço nesse horário, ela abria a escola e a merenda para os irmãos menores dos alunos. Podiam entrar e almoçar com os irmãos, tinha comida para todos e nem por isso a SME faliu.

Saiu a Erundina, e entra o Maluf que acaba com o turno e ele apelidou de Turno da Fome e a imprensa comprou o discurso. Assisti desesperada e perplexa os métodos Malufistas para o fechamento do turno na Escola Municipal Theodomiro Dias. A Diretora ordenou que o turno que era de 500 alunos tinha que ser fechado, mas todas as professoras teriam que apresentar o nome do aluno difícil pobre, negro, que morrasse longe ou que tivesse mãe questinadora. Eu estava nesse último ítem.

Então selecionados os 500 alunos ela os expulsaria e diminuia o turno das 11 as 15 como queria o Malut e seu Secretário de Educação. Assim foi feito. As professoras ordinárias atenderam a diretora de bom o grado. As educadoras se desesperaram, mas já naquela época eram a minoria.

O Jornal Agora divulga que o Haddad vai fechar nas últimas 14 escolas que restaram o turno das 11 as 15 e que é o turno da fome. Nem acho que o Maluf tenha sido o pior, uma vez que dele é o Programa Leve Leite, nem que a Erundina não tenha errado.  Só que especificamente depois fechamento do Turno das 11 as 15, se legitimou a expulsão de alunos pobres, negros e que tem mãe questionadora. O Maluf escancarou que se pode expulsar e selecionar alunos.

Esse turno é sim o turno da fome, com a escola inteira tem fome, eu pergunto: Quando escola fecha em São Paulo o povo tem fome de quê???

Toda escola ou turno que fecha em São Paulo abre no lugar dela uma cadeia...

Comentários