Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Alivie o stress diário organizando a casa

Crédito: crazy mama (foto cinema USA) Alivie o stress diário organizando a casa

Alivie o stress diário organizando a casa

 

Você já sofre todos os dias com o trânsito, com o dia-a-dia puxado no trabalho, com filas em supermercados, com gente mal-educada. Porque sofrer desnecessariamente em casa tentando achar suas coisas ou descobrir que suas contas estão atrasadas??

Planeje-se, envolva toda a família e você vai ver que com alguns passos simples vai conseguir diminuir a carga dentro de casa. Aqui vão algumas dicas:

 

1)Mantenha a rotina

As pessoas costumam reclamar da rotina, mas quando o assunto é organização a rotina é essencial.

Roupas - assim que chegar em casa, troque de roupa. A roupa que usou vai pendurada para arejar ou vai para o cesto - nada de roupa em cima dos móveis, na sala ou no chão do banheiro. Essa regra serve para as crianças também! Ajude-as no começo, mas depois delegue a tarefa! A idéia é aliviar você e não sobrecarregá-la!
Deixe a roupa que vai usar no dia seguinte já separada. A das crianças também. Você poupa minutos preciosos em frente do guarda-roupa buscando o que vestir logo cedo. Se o clima mudar, o máximo que vai acontecer é mudar uma peça.

Chaves, Celular, Bolsa - Escolha um lugar e use-o todos os dias para deixar esses objetos que compõe o seu dia a dia. De preferência a um móvel ou gaveta no seu quarto, ou perto da porta na sala. Evite correrias de última hora!

Brinquedos - Institua baús de brinquedos para seus filhos. Depois de brincar, eles têm que colocar tudo de volta no baú. Não abra mão dessa regra se não quiser tropeçar em carrinhos, Legos e Bob Esponjas! Faça do momento de guardar os brinquedos uma outra parte do jogo, quem guardar mais rápido é o número 1!!

Fazendo a cama, tirando a mesa - Tem coisa pior do que chegar em casa e encontrar as camas desfeitas?? A mesa do café ainda lá com as xícaras sujas?? Arghhhhh. Tudo naquela bagunça porque você saiu feito doida de manhã carregando a prole para escola?? Ensine, estimule seus filhos a fazer a própria cama! Façam um rodízio tirando a mesa. Eu sei que eles detestam (quem gosta?), seu marido também não quer saber, mas faça um esforço! Sem brigar, conversando, chega-se a um acordo! Todo mundo tem que colaborar. Viver em comunidade tem dessas coisas oras!

Jornais e Revistas - se você é assinante de jornal, comprometa-se a doar ou jogar fora o exemplar do dia anterior. Convenhamos, com a velocidade da informação, não faz sentido acumular jornais não é mesmo? Além de ser pouco higiênico e atrair insetos, é totalmente inútil. Tem gente que diz: vou guardar os jornais para quando for pintar a casa... Gente, quantas vezes por ano você pinta a casa?? Com as revistas à mesma coisa - a não ser que você colecione exemplares, por exemplo, de revistas de culinária ou gastronomia (que então devem ter local próprio) quando chegar o exemplar desse mês o outro TEM que sair! Regra de Ouro!
Correspondência - você já reparou na quantidade de porcaria que vem pelo correio?? A gente vai acumulando tudo para então no dia que dá a louca jogar tudo sem nem ler. Dê uma olhada na sua correspondência todos os dias! Separe as contas para pagar (de preferência do débito automático!!) e jogue no lixo o que não te interessa. Leva 10 minutos e não acumula bagunça!! Uma dica preciosa é: se você usa a internet para pagar suas contas, procure agendar o que vai chegando. A maioria dos bancos via internet tem esse recurso e é uma benção para que você não se esqueça de pagar nada. Depois de vencida, só no banco e aí sim, você vai ver o que é dor de cabeça! Isso sem falar nas contas de consumo que podem ser cortadas! Vale a pena investir 15 minutinhos para agendar suas contas não é?

 

2) Planeje-se com antecedência

Alimentação - o que vou fazer hoje??? Você abre a porta da geladeira e fica louca tentando imaginar o que vai fazer de jantar. Não seria melhor já chegar em casa com o jantar encaminhado? Mas se você não tem quem faça isso para você, faça você mesma! Planeje o cardápio semanal, faça as compras adequadas. Pendure o cardápio na geladeira e siga. Menos uma coisa para você pensar naquela hora em que está todo mundo morrendo de fome e a única coisa em que você consegue pensar é em pizza! (nada contra, mas todo dia???)

Rotina Escolar

Comentários