Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Ajustando o posicionamento da coluna no exercício

Crédito: www.google.com.br Ajustando o posicionamento da coluna no exercício
Coluna e seus desvios

Quando se fala em coluna vertebral e qual é a postura mais adequada a se adotar, logo vem a imagem na cabeça da correção feita pelos avós, pais, ou até mesmo pela professora da escola dizendo: “arruma esse ombro, senta reto e mantenha esse pescoço erguido”. Talvez tais sugestões sirvam para posições triviais do dia a dia, e agora quando o assunto se remete a posição correta da coluna durante a prática esportiva, é necessário primeiramente entendermos sobre a formação da mesma e seus aceitáveis desvios, e o posicionamento correto que devemos adotar, especialmente quando se utiliza exercícios com pesos livres, ou seja, sem o uso de máquinas, que direcionam e guiam a correta execução a ser realizada, e também os cuidados com as sobrecargas excessivas sobre essa estrutura, que pode ser lesionada se a capacidade de tolerar a carga estiver maior do que sua competência para tal quilagem.

Essa estrutura é composta por 33 vértebras, divididas em cinco regiões, sendo estas: cervical, torácica, lombar, sacral e coccígena. Além dessas estruturas ósseas, temos os discos intervertebrais que separam cada vértebra da coluna, permitindo a mobilidade de todo o tronco. A coluna vertebral atua como uma haste elástica que proporciona suporte rígido e ao mesmo tempo flexível, possuindo curvaturas como lordoses e cifose, que detém grande importância durante o exercício físico.

O posicionamento mais resistente da coluna é quando estamos em posição ereta, caracterizado pela manutenção das curvaturas normais, onde contrações musculares adequadas, permitem uma menor sobrecarga e compressão nas estruturas conhecidas como amortecedores (discos intervertebrais). A coluna se torna mais maleável quando estimulada a manter suas curvaturas, e mais rígida quando não se tem essas curvaturas modificando assim suas características funcionais.

Após o entendimento sobre a formação e o correto funcionamento de toda essa gigante estrutura, podemos dizer que a correta postura a ser adotada durante a prática esportiva é caracterizada pela postura neutra e ereta, joelhos sempre semiflexionados e com aproximação das cargas próximo ao corpo, devendo ser executado o movimento com os músculos e não com a coluna. Algumas dicas valiosas devem ser levadas em consideração como buscar exercícios confortáveis, pois estes são os mais seguros e eficientes, e jamais comprometer a boa postura devido a intensidade excessiva, estabilize sempre o tronco durante o esforço.

Comentários