Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ainda, o Dia do Jornalista

Uma bem articulada comemoração do Dia do Jornalista, a 29 de janeiro, foi idealizada por este site – itu.com.br, através de perguntas endereçadas a várias pessoas dos meios de comunicação, na cidade.

 

Jornalistas de formação acadêmica e jornalistas formados na prática diária do apego aos jornais. Homens e mulheres entregues a essa faina saborosa e irresistível de submeter sua opinião pessoal ao público, mesmo cientes da possível disparidade das avaliações dos leitores. Tanto podem agradar como não serem aceitos ou até contestados.

 

Jornalista deveras vocacionado, realmente, sujeita seu parecer, não pressuroso de em primeiro lugar colher loas, mas cônscio da missão de informar e, com isso, tanto quanto possível, formar.

 

O vocábulo jornalista é empregado genericamente para situar os lidadores da mídia na comunicação impressa, falada, televisionada e virtual. A virtual, a mais nova e mais veloz de todas e, em função disso, sucinta quase sempre. Verdadeiro bate pronto!

Também sob o mesmo título – o de jornalistas, quase todos acabam por especializar-se numa determinada área. Vão do esporte, economia, lazer, social, artes em geral, crônicas, até enfim uma gama extensa de outras tendências pessoais, ao sabor da veia de cada um.

 

Responderam às perguntas formuladas pelo consagrado site itu.com.br, 25 jornalistas e, como o próprio site salientou, mais “pessoas” do que jornalistas, tamanha a garra de todos eles. Move o homem de imprensa, se verdadeiro, sobretudo o seu coração. Paixão irremediável, para cuja contaminação não existe remédio que lhe ponha cobro.

 

Eis as questões:

                         Qual a missão do jornalista?

                         Qual o maior desafio?

                         Qual o seu sonho como jornalista?

                         Qual é o tipo de mídia com que mais se identifica?

 

Depois dessas quatro primeiras, mais três, de cunho bem pessoal e particular:

 

                         Como você descobriu que queria ser jornalista?

                         Conte uma reportagem que mudou a sua vida.

                         Complete a frase: “Se eu pudesse fazer um mundo melhor como jornalista, eu ...”                     

 

Fosse possível coligir os pontos mais notáveis de cada depoimento, dir-se-ia que os atraem e os acionam praticamente os mesmos sentim

Comentários