Colunistas

Publicado: Terça-feira, 17 de junho de 2008

Ainda falando sobre Meio Ambiente

Crédito: www.pegadaecologica.com.br Ainda falando sobre Meio Ambiente
"Pegada Ecológica"
Acredito que devamos falar sempre de ecologia e de como devemos cuidar do meio ambiente. Meu artigo hoje será embasado no texto do meu jovem amigo, também colunista do NossaVia - Gabriel Tonobohn que nos esclarece sobre o impacto que o estilo de vida das pessoas causa ao meio ambiente. Ele disponibilizou um teste do site WWF para que cada um que o responder possa medir a sua “pegada ecológica”. Eu fiz o teste e pasmem:  Levei um susto com o resultado!
 
A verdade é que o que consumimos é muito mais do que a capacidade produzida pelo nosso planeta. Vivemos uma época de caos. Demoramos tanto para tomar consciência da nossa realidade que para conseguirmos poupar o planeta hoje, teríamos que voltar a andar a pé, abrir mão de todos os eletrodomésticos, passarmos a tomar banho frio, a usar lampiões, ferro a carvão, nada de TV, computador...
 
O homem em razão da modernidade e da explosão demográfica consome muito mais do que o Planeta consegue produzir. Além disso, as classes A e B, com poder aquisitivo muito superior, acabam por extrapolar seu consumo contribuindo e muito para a escassez dos recursos naturais além de inviabilizar que as camadas mais carentes usufruam de algumas regalias. 
 
Novos hábitos devem ser adquiridos muito rapidamente como escovar os dentes com a torneira fechada, abrir o chuveiro somente no momento de se molhar e de tirar o sabonete, manter apagadas a luzes dos cômodos sem uso, trocar as lâmpadas comuns pelas fluorescentes, lavar o quintal com balde e abandonar definitivamente a mangueira, ensaboar toda a louça mantendo a torneira fechada e somente abri-la no momento de enxaguar e tantas outras atitudes que fazem parte do nosso dia-a-dia.
 
Também temos que tomar consciência quanto ao lixo procurando consumir menos descartável e mais reciclável; plantar uma árvore sempre que tiver oportunidade; usar somente o papel que for necessário, e se manter alerta em relação ao desperdício.
 
Nós que já nos comportamos hoje de maneira bem diferente da que agíamos há algum tempo atrás, achamos que somos exemplos de condutas, mas façam o teste e se surpreendam com o resultado.
 
Acredito que demoramos muito para enxergar a realidade e agora temos que correr atrás do prejuízo se quisermos deixar um planeta saudável para os filhos dos nossos netos poderem viver num espaço que tenha água, fauna e flora.
 
Para fazer o teste clique AQUI
Comentários