Colunistas

Publicado: Terça-feira, 5 de junho de 2012

Aglomeração Urbana de Sorocaba será boa para Itu?

Outra vez o Governo do Estado de São Paulo apresenta uma proposta de solução dos problemas de nossa região, que é a Aglomeração Urbana de Sorocaba. Dita aglomeração reunirá 22 cidades da região de Sorocaba, onde vivem 1,5 milhão de pessoas e cujo território passa de 6.000 km2. A principal promessa é que “a aglomeração urbana deverá ser mais uma via de captação de recursos, com mais agilidade e eficiência”.

Já estava passando da hora de alguém dos altos escalões do governo de São Paulo, começar a preocupar-se com “agilidade e eficiência”. O Estado tem se mostrado um péssimo administrador em tudo o que se mete, veja o que acontece com o hospital do Pirapitingui, o eterno descaso com os professores, a incompetência da segurança pública, os presídios, as escolas, as universidades, resumindo, em praticamente todos os lugares onde o Estado atua, vira bagunça, desordem e cabide de empregos. Está faltando sim, muita agilidade e eficiência.

Será que na Aglomeração Urbana será diferente?

Com certeza não. Já criaram desde 1975 a tal de EMPLASA – Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano, mais uma empresa estatal. Alguém duvida que ela já tenha uma quantidade enorme de funcionários? Claro que foi necessário criar também mais uma secretaria no Governo do Estado: a Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano, cujo atual secretário é Sr. Edson Aparecido.

Despesas, despesas, despesas. Até onde o nosso bolso aguentará. A carga tributária já é uma das maiores do mundo. Tudo o que ganhamos de janeiro até abril, vai para pagar os impostos que virão durante o ano.

Querem juntar num só pacote, cidades tão distantes como Itu e Quadra, cidades antigas e novatas, grandes e pequenas, pobres e ricas.

Querem resolver de uma só vez os problemas de 1,5 milhão de pessoas, quando as pessoas têm necessidades diferentes e querem ser tratadas individualmente.

Alguém imagina no que vai dar isso? Juntar numa mesma cesta os problemas de 22 cidades com 1,5 milhão de pessoas. Bem, não sei em qual escola eles estudaram, mas na minha, ensinaram a resolver os problemas um a um, do jeito mineiro, devagarzinho, e quando você menos perceber, estarão todos resolvidos.

E ensinaram-me mais, que as obras mais fiscalizadas são aquelas realizadas mais perto do contribuinte, porque a comunidade sabe dimensionar suas necessidades e a aplicação dos seus recursos. Sou favorável que os impostos pagos por ituanos sejam aplicados em Itu.

A Emplasa já atua em outras aglomerações pelo Estado. E tem um site bonito, que merece ser visitado.

Bem, mas os tempos são outros.

Fico sonhando com o dia em que aparecerá uma nova estatal, de nome DESTIMP – A Destruidora de Impostos de São Paulo S. A.

Alguém quer partilhar desse sonho?

Comentários