Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Advento: fé, esperança e compromisso!

"Felicidade é ter o que fazer, ter algo que amar, e algo que esperar." (Aristóteles)

O Cristianismo continua sendo a Boa Nova entre os homens. O Natal é a grande festa do Cristão, a coroação do sonho de Deus, do seu projeto de Amor para as criaturas. Seu próprio Filho vem para habitar entre nós.

Uma grande festa requer uma grande preparação. Eis o Advento: tempo de preparação, de expectativa, de espera, de sonhos...

Advento significa “vinda” do Salvador. Há muita mente e muito coração vazios de Cristo, por isso continua vindo, disposto a salvar a humanidade inteira. Vem para cada coração que o acolhe, para cada um que resolve segui-lo, tê-lo ao seu lado na caminhada da vida. Vem para aqueles que, cheios de incertezas e inseguranças, ainda não acreditam que Ele está ao seu lado. 

Jesus Cristo foi e é a grande esperança dos homens, por isso segui-lo é fundamental; alegremo-nos, portanto, com esse tempo do Advento e nos preparemos, pois “é Ele que vem”!

Os apóstolos já descobriram; não há outro: “Aonde iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna!”. Não estamos esperando “alguém”, mas o Salvador do mundo, único que pode nos libertar, dar sentido a nossa existência.

O Advento é também um tempo missionário propício para anunciar, mostrar o Salvador; com nosso empenho cristão podemos fazê-lo conhecido, acolhido, seguido. A expansão do Reino depende de cada um de nós. 

Embora as realidades históricas, quando marcadas pelo pecado, provoquem sofrimento e morte, a fé sustenta no coração humano a esperança.

Esperança significa um amanhã melhor, mas é preciso acreditar que é possível viver de modo diferente, valorizando a vida e, com a ajuda de Deus, renovar o mundo.

Vamos ouvir neste tempo que é preciso endireitar nossos caminhos, isto é, abandonar os caminhos “tortuosos e acidentados” do mundo colocar-se nos caminhos planos preparados, projetados por Deus - caminhos de justiça e de paz. O próprio Deus está nessa estrada, por isso ela é segura.

Preparar o futuro é necessário; não sabemos o tempo nem a hora. Advento é o nosso ontem, mas também o nosso hoje; por isso devemos nos revestir de Alegria porque Deus já está no nosso meio – o presente. Ao mesmo tempo essa presença de Deus nos chama ao nosso compromisso com a justiça social, com a nossa mudança de vida – o futuro. Devemos pensar no que, como cristãos, podemos fazer para que essa Alegria da presença de Deus perdure e transforme as pessoas e a sociedade.

Finalmente, não podemos nos desviar da dimensão teológica do Natal, que é proclamada e celebrada no Advento: a encarnação e o nascimento de Jesus como a plenitude da realização da vontade do Pai, em vista da salvação humana.

Advento combina fé, esperança e compromisso... Fé no Amor de Deus, no Cristo que veio, sofreu e morreu pelos nossos pecados; ressuscitou vencendo a morte e restaurou nossa esperança na vida eterna; sobretudo, nos animou com a expectativa de dias melhores.

Sim, Cristo está conosco, o Reino de Deus vem! Cristo reparou o passado e preparou-nos o futuro; colocou o presente em nossas mãos, nos chama à missão de cristãos, ao compromisso de dar continuidade ao seu projeto de vida nova, mas não nos deixou sozinhos, continua ao nosso lado – Deus conosco, agora e para sempre!  Continuará vindo até que todos estejamos repletos de Cristo, do Amor de Deus e então virá numa última vez, no final dos tempos, quando o Reino de Deus na terra se confundir com o Reino dos Céus. Ainda precisamos nos preparar, numa longa caminhada para esse encontro definitivo com o Amor do Pai. Até lá haverá Natal e haverá Advento!

O Advento é uma espera, cheia de certeza e de esperança. Por isso, os cristãos são convidados a uma vigilância ativa, alimentada pela oração e pelo amor. Que o aproximar-se do Natal de Cristo encha os corações de todos os cristãos de alegria, de serenidade e de paz!

Comentários