Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 10 de junho de 2009

Acupuntura - Equilíbrio do Corpo

Os problemas de coluna raramente são detectados no inicio, pois as pessoas mascaram o quadro com o uso de analgésicos e relaxantes musculares que não resolvem o problema.
 
O homem é um ser bípede e está sujeito a sérios problemas de coluna desde a região cervical até a lombar, porque necessita de um equilíbrio maio para a sua sustentação. O equilíbrio do corpo e ortostatico e as cadeia musculares se relacionam dos pés ao pescoço. Qualquer desequilíbrio numa dessas cadeias, influenciara no restante, ocasionando vários problemas na coluna vertebral.
 
As pessoas que trabalham sentadas e passam muitas horas em frente aos computadores, por exemplo, são as que mais sofrem de cervicalgia e dores nos ombros.
 
Mas há ainda outros fatores que com o decorrer do tempo, podem ocasionar problemas na coluna, como acidente de carro, quedas, contusão da cabeça, esportes e lutas que podem levar a microlesões por movimentos bruscos de vaivém na região cervical chamada de Síndrome do Chicote.
 
Outra inimiga frequente na vida de milhares de pessoas é a lombalgia (dor na região lombar) que tem muitas causas, como por exemplo, problemas nos membros inferiores, vida sedentária, tensão pré–menstrual, problemas gastrintestinais, movimentos bruscos e contusões. Até o colchão e o travesseiro exercem influencia na saúde da coluna.
 
Em todos esses casos a acupuntura tem um grande incentivo: no controle da dor, do stress, da ansiedade, e melhora do estado geral do paciente.
Comentários