Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Acreditamos

Acreditamos

 

 

33º. DOMINGO DO TEMPO COMUM

Liturgia do Ano “B” – 15.11.2015

Evangelho segundo Marcos (13, 24-32)

...............................................................................................................................

“”  Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:

“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas.

Então vereis o Filho do homem vindo nas nuvens com grande poder e glória.

Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra. Aprendei, pois, da figueira, esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto.

Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do homem está próximo às portas.

Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isso aconteça.

O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão.

Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu nem o Filho, mas somente o Pai”

...............................................................................................................................

Duas situações se inferem como definidas numa visão ligeira do texto de hoje, que toma de certo modo a aparência de ficção.

As palavras de Jesus, sempre, enunciam no entanto uma realidade.

Assim, o que comumente se denomina fim dos tempos, dar-se-á concretamente.

De outra parte, quando e exatamente como, em todos os seus detalhes e pormenores, somente o Pai tem a conta dessas premissas.

Diante pois do que para o comum dos mortais seja dado entrever, fica assente que a humanidade que avança e retrocede ao mesmo tempo, no final da vida terrestre, aí sim se reencontrará para o Juízo final.

Laços humanos de simpatia e convivência e outras premissas nascem e morrem num plano humano de mera conjetura. Somente o Pai, repita-se o dizer do Mestre, sabe desses mistérios.

De todo modo e finalmente, um aprofundamento do significado do texto deste 33º. Domingo do Ano “B” de Marcos, incumbiria com precisão somente a partir das lições fundamentadas dos teólogos.

Em suma, vez mais, hora de ser grato a Deus Nosso Senhor pela graça incomensurável do dom da fé e do humilde reconhecimento do quanto é limitada a inteligência do ser humano.

Acreditamos!

E que se façam, todos e cada um, firmes, inabalavelmente firmes na fé.

                                                                                                                        João Paulo

 

EM TEMPO: Na noite do sábado, 14, fora postada por lapso a Reflexão sob o título de "Jesus é Rei", na verdade prevista somente para o dia 29.11. Retirada agora,12h25 de 16.11, para a publicação correta, ou seja, essa que se vê acima.

Comentários