Colunistas

Publicado: Domingo, 27 de junho de 2004

Acende a fogueira do meu coração!

Pé de moleque, canjica, sabor de fazenda, cheiro de fogueira, frio de rachar, música da terra. Esse é o clima que tem alegrado a nossa gente, de Itu e de outras cidades, nas diversas festas juninas (e julinas) que já aconteceram ou que ainda estão por vir.

Vários associados da Prótur se empenharam com muito carinho em oferecer uma atração caipira aos seus visitantes e amigos.

O Camping Carrion organizou 3 dias de Arraial à beira da fogueira e do lago, com banda, quadrilha e tudo o que uma festa junina tem direito. Eu não pude ir, mas quem foi só teceu elogios.

A Fazenda Capoava organizou para seus hóspedes, no feriado de Corpus Christi, uma festa em homenagem aos santos protetores Santo Antonio, São João e São Pedro, com hasteamento de mastro, fogueira, comidas típicas, gincana, quadrilha e som de viola e sanfona.

A Fazenda do Chocolate encantou a todos com a deliciosa culinária caipira da mestra Célia Hacker, que ambientou a antiga senzala da fazenda com um capricho que nem dá para contar. Teve também uma apresentação teatral da Pró-Cultura com uma comovente alegoria à Bandeira do Divino Espírito Santo, marcando a fé característica da cultura caipira. Depois, quadrilha e muita animação para esquentar o frio.

O Camping das Pedras também organizou no Dia dos Namorados um Lual muito romântico ao redor da fogueira.

A Fazenda Pirahy abriu suas porteiras em uma Festa Junina que aconteceu no dia 19 e teve a animação do Roteiro Caipira, com a presença de Timóteo de Itu e do casal caipira que têm feito tanto sucesso. Sanfoneiros e música caipira animaram a quadrilha com muito astral e alegria.

Mas o mês não terminou e julho ainda nem chegou. Diversas festas estão programadas para os próximos dias. Entre elas, a Festa Julina promovida pelo Pesqueiro Maeda, que com certeza vai trazer muita gente da região para aproveitar. Tem também o Café Caipira, promovido pela ETE Martinho di Ciero, com a presença de Timóteo de Itu — o maior caipira do Brasil e o Arraiá beneficente Mega Cidadão.

Eu sei que não falei de todos. Mas acredito ter passado um pouco do espírito caipira que tem reinado em nossos corações, acendendo a chama da alegria, do calor humano, da música que canta para a alma, da vontade de que Itu receba muita gente que se encante com os nossos encantos. Talvez você more na cidade e nem esteja sabendo de tudo isso que anda acontecendo. Então, já que o meu objetivo é sempre ajudar a Desvendar Itu, aí vai mais um convite: Acenda a fogueira do seu coração... em ITU!

Comentários