Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 14 de junho de 2012

Acadil, 20 anos

Comemora a Academia Ituana de Letras, muito mais citada como ACADIL pela sigla que a consagrou, vinte anos de atividades. A data de inauguração, propriamente, é a de 27 de julho de 1992.

A Sessão Solene de Instalação, contudo, aconteceu a 14 de novembro seguinte, num sábado memorável, nas dependências do Círculo Italiano, na Floriano Peixoto.

Do discurso inaugural, transcrevem-se algumas palavras, aquelas bem no início do texto de abertura:

... Dizermos, por exemplo, o que seja ou deva ser uma Academia de Letras.

Para tanto, o afirmar-se o que não seja ou não deva ser uma entidade desse gênero, talvez informe com maior clareza os nossos queridos companheiros e ao povo em geral e, em particular, à seletíssima plateia aqui presente.

De todo recomendável contribuirmos para evitar que os ituanos admitam a ideia de que uma Academia de Letras seja uma casa austera, com as portas quase sempre fechadas, de talvez algumas janelas entreabertas, de pessoas ensimesmadas, onde os colóquios e circunlóquios não alcancem o exterior do prédio, local enfim destinado a que tudo se resuma numa indefectível roda de chá. Assim também não o é, em absoluto, a gloriosa Academia Brasileira de Letras, cuja imagem, porém, pelo desconhecimento, repousa distorcida no meio do povo ...”

Decorridas duas décadas, comprova-se inteiramente, por tantas realizações de sucesso interno e externo, que a ACADIL vige hoje com notável e exuberante projeção no cenário cultural da cidade.

Para dizer pouco e de um ponto de vista muito prático, ela ganhou as ruas, com o notável evento criado por ela em 2009, a que se denominou de “Letras & Música”. Sim, a ACADIL na praça central da cidade a cuidar da apresentação dos números musicais da Banda União, que nestes dias festeja seu fecundo centenário. Revezam-se os acadêmicos, na rápida e breve apresentação de cada peça a ser executada, da própria música pois, bem como do seu autor e de informes correlatos.

Coube à ACADIL, convidada, pronunciar-se na 30ª. Semana Padre Bento, de cuja oração resultou o movimento a proporcionar a retomada do processo de beatificação do santo ituano, junto a Dom Amaury Castanho, de saudosa memória.

Durante a Primeira Semana Literária, a ACADIL fez-se presente e vista por todo público, eis que todas as noites promoveu encontros, sorteio de livros e dicas de leitura no Plaza Shopping.

No Dia Internacional da Mulher, em 2010, subiu ao palco do Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, para uma finíssima e elegante exibição, numa parceria com a ASSATEMEC, aplaudidíssima e de casa cheia.

Em 2011, a SOBRAMES – sociedade de médicos escritores – seccional de São Paulo – elegeu Itu para sua Jornada Literária anual. Durante quatro dias estabeleceu-se um elo de reciprocidade tão forte, a modo de fazerem-se como entidades irmãs e várias vezes com mútua participação, aqui e lá.

Claro, entretanto, que as ações mais constantes se traduzem nas sessões ordinárias mensais e nas muitas Sessões Solenes locais, tanto naquelas de posse de novos membros como para celebração de nomes e datas importantes.

Dos que estiveram presentes, quem há de se esquecer da memorável manhã de 20 de fevereiro de 2010, quando, em Sessão Magna, a ACADIL promoveu a inesquecível e comovente celebração da Itu quatro vezes centenária!

Sábado vindouro, 23, às 16 horas, no auditório do SINCOMERCIO, acontece então a Sessão Solene Comemorativa dos “20 ANOS da ACADIL”, certamente enriquecida com a palavra da Profa. Dra. Marly Therezinha Germano Perecin, oradora convidada.

O Círculo Italiano, por sua vez, homenageia a ACADIL, com mais um de seus Jantares Dançantes”, dia 29 de junho, sábado.

Programadas ainda outras comemorações para o decorrer do mês de julho.

Comentários