Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 17 de março de 2011

Acabou o carnaval, mas a folia continua

Ele veio do Estado da Bahia, foi morar em São Roque - interior de São Paulo.

A vida de criança migrante, hoje jovem de 15 anos, é igual à de milhares que vem para São Paulo, trazidos pelos pais e pela dificuldade. Precisa estudar. Conseguiu a duras penas chegar à sétima série. Quer estudar, sua mãe também quer que ele estude. Nas mudanças perdeu anos de escola. Hoje procura vaga na Emef Theodomiro Dias na Vila Sonia. As escolas municipais desta região não são diferentes das escolas de qualquer região de São Paulo. Não tem vagas para todos.

O Governador Geraldo Alckimin acha que está tudo bem, o Secretário de Educação de São Paulo também acha. Tanto que se fecharam 300 escolas na gestão Chalita e no ano passado fecharam centenas de salas e turnos com essa desculpa: NÃO TEM DEMANDA.

Vou chamar o aluninho de A, como tantos, está cadastrado na Emef Theodomiro Dias, desde dia 11 de fevereiro, pelo menos sua mãe pensa que ele está…

A DREM do Butantã informa que só depois do Carnaval pode dar uma posição sobre a vaga dele.

Agora pedem mais uns dias. Já faz mais de um mês que ele está fora da escola, com histórico escolar na mão. Veio da escola Bairro Vargem - Ibiúna SP.

A Emef Theodomiro Dias é famosa por ter nas salas muito menos alunos que constam no sistema.

Tem até uma tal de sala zero, fechada.

A DREM DO BUTANTÃ, sempre soube dessa sala zero, fechada, claro.

Agora passou o carnaval, período que a demanda da DREM pede para que a mãe espere e nada da vaga sair.

ACABOU O CARNAVAL, MAS A FOLIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS EM SÃO PAULO CONTINUA.

Comentários