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Publicado: Quarta-feira, 11 de março de 2009

A visibilidade de Itu - 2

Depois dos acalorados “debates” nos comentários da Coluna de turismo, o que é muito saudável e democrático, resolvi ler novamente o meu texto e verificar o quê havia de polêmico nele. Escrevi apenas 59 linhas sobre o tema de se aumentar a visibilidade de Itu na mídia nacional impressa e em apenas uma, citei um site de internet, colocado no ar pela Secretaria de Turismo. Não tenho procuração para defender o “turismoitu.com” porque nesses aspectos sou muito independente. Sempre fui um dos principais críticos do site da Prefeitura porque, apesar das reformulações, continua muito ruim. Classifiquei o site do Turismo como um esforço válido de se oferecer informações básicas aos turistas que se interessarem pela nossa cidade. Só quem já trabalhou numa secretaria de governo sabe das dificuldades de se desenvolver um projeto como esse. Há enormes problemas burocráticos, ausência de verbas, falta de equipamentos adequados e de pessoal etc.
Assim sendo, me parece que o referido site foi feito em parceria com uma empresa do setor para justamente suprir as deficiências do site da Prefeitura. Aliás, esse foi o meu primeiro elogio a alguma coisa na área de comunicação oficial de Itu. Agora, se o site é feio, de mau gosto, ou outra característica subjetiva, cada um que avalie como quiser. Eu o classifiquei de “ótimo” porque se trata de um primeiro passo. É claro que desenvolver um site bonito e repleto de informações, com uma equipe especializada é muito mais fácil dentro da iniciativa privada. Não seria justo comparar com nenhum outro site, porque não há o que comparar. São coisas muito distintas: o site da secretaria é expositivo, tipo cartão de visitas, com um menu que mostra os principais detalhes da cidade e será atualizado apenas em relação a eventos e algumas notícias da própria secretaria, porque o exposto, segundo os autores, já é suficiente para apresentar a cidade de forma simples.
O objetivo principal do meu texto, no entanto, é o de lembrar às autoridades que somos estância turística e que a principal alavanca para atrairmos turistas é o aumento da visibilidade de Itu na mídia nacional impressa. É claro que a mídia internet e, especialmente a 2.0, é muito importante nos dias de hoje. É claro que o “itu.com” é o principal site de notícias, entretenimento e prestação de serviços de toda a região e que muitas vezes supre as necessidades da população em relação a informações que deveriam ter por origem a própria Prefeitura. Mas eu quis lembrar à Prefeitura o quanto seria importante, também, divulgar a cidade em veículos de peso como o Estadão, a Folha, o Globo, Estado de Minas, Zero Hora etc.; nas revistas que citei no artigo e também na televisão. Esses veículos dispõem de grandes espaços em seus “cadernos de turismo” e são bem aproveitados pelas cidades que se interessam em “trabalhar” com uma comunicação mais agressiva. Aliás, pelo Brasil a fora, há uma enorme quantidade de sites que podem, também, divulgar Itu. Em tempo, essas matérias são publicadas de graça.
Acho que chegou o momento do “trade turístico” de Itu cobrar e até exigir das autoridades relacionadas ao assunto um trabalho mais profissional, um trabalho que muitas vezes está sendo feito por empresários de visão que criam eventos internos, como campeonatos de golf, por exemplo, e atraem a atenção dos veículos de comunicação para Itu. O futebol do ituano também é grande divulgador do nome da cidade e precisa do apoio empresarial para continuar acontecendo. Afinal, a cidade de Santos é conhecida em todo o mundo pela sua principal equipe de futebol.
Infelizmente, muitos dizem que Itu já é muito conhecida, que em qualquer lugar do Brasil já se ouviu falar da cidade dos exageros e que ela é muito bem divulgada. Não é bem assim. A cidade, hoje, precisa se apresentar, de forma profissional, em feiras, participar de exposições levando a mensagem dos 400 anos e criar eventos próprios para atrair a atenção de turistas.
Acho muito bem vindo o comentário da Cláudia Meirelles que “esse debate acalorado já extrapolou o objeto do artigo e propõem um fórum sobre o assunto”. Acho mais, que a sociedade deveria se organizar e pressionar a Câmara Municipal para que os nossos representantes, lá instalados, participem da discussão desse e de outros assuntos, como a falta de local para grandes eventos em Itu. O problema já apontado por um dos comentários da Deborah é que eles são mudos e surdos e não enxergam que os seus eleitores precisam deles, de vez em quando. Quantas vezes enviei e-mails solicitando informações e que nunca foram respondidos. A própria Assessoria de Imprensa da Prefeitura, retirou o meu nome do “mailing” de distribuição dos press-releases locais, porque, talvez, os incomode com meus comentários.  
O momento é de união em torno das comemorações dos 400 anos e de se ter consciência de que todos remamos no mesmo barco. Todos os que participaram dos comentários estão empenhados no progresso de Itu e na idéia de que ela se transforme, de fato, em estância turística e proporcione para o seu povo uma melhor qualidade de vida.
Toda a idéia apresentada no artigo anterior dá muito trabalho para ser desenvolvida e necessita de investimentos. A “receita” foi dada, mas se não houver uma reformulação no pensamento dos que comandam a área de comunicação da prefeitura, continuaremos divulgando Itu nos próprios veículos de comunicação de Itu, Salto, Indaiatuba e Sorocaba, sem desmerecê-los, é claro. Acho que Itu merece muito mais.
Obrigado por todos os comentários e que essa salutar discussão possa frutificar numa consciência de que chegou a hora de se fazer alguma coisa pelo turismo ituano. Agradeço também as palavras do Donizeti, que nem reside em Itu mas está atento ao que se passa por aqui porque, como todos nós, ama esta cidade.
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