Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 4 de outubro de 2013

A Violência desnecessária num confronto inútil

A Violência desnecessária num confronto inútil

Sempre entendí que não se compra talento e nem talento se forma em faculdade. Por ser professora, a profissão mais importante que existe, tem que ter talento. Uma professora com talento é uma educadora. O que uma educadora faz com um pé nas costas uma professora não vocacionada não faz de jeito nenhum.

Também entendo que não se compra talento e nem honra. Um educador não tem preço, embora precise de um salário digno. O problema é esse. Colocar a aula numa questão meramente salarial e sair na rua quebrando tudo, desrespeitanto PMS é um equivoco e mostra o quanto essas pessoas estão longe de merecerem ser chamados de educadores.

Os educadores, estão como as pessoas de bem, deste país, preocupados com o rumo que a educação tomou, mas dai a sair depredando tudo, e ferindo policial, é outra estória.  Violência não é o melhor caminho.

Se os professores respeitassem os pais, seriam os primeiros a serem defendidos pela população, assim como aconteceu com o Corpo de Bombeiros.  Dois pesos e duas medidas não convence ninguém. Quer destruir patrimônio público, desafiar policial para aparecer bonita na foto e depois se candidatar não vai elevar o nível da nossa educação.

Reclamam que querem merecer ganhar o que ganha um Deputado. Só que os altos salários de nossos Deputados e demais politicos não garante um bom trabalho e nem impede a corrupção. A Secretaria de Educação do Rio de Janeiro declara que um professor que trabalha 40 horas semanais recebe $ 4.400,00 por mês, isso sem contar com as gratificações, feriados emendados e etc.

Comparando com o salário de um medalhão da imprensa e com o que ganha um cirurgião famoso é pouco, mas $ 4.400,00 por meio dia de trabalho e com uma escola onde o aluno sai analfabeto depois de anos de escola, é muito.

Então lamento os maus exemplos dos maus professores depredadores e violentos, e o fato de enfrentarem a polícia numa guerra onde todos perdem, perde mais a figura do educador e os alunos. Esse comportamento não faz do professor um herói, que eles mesmo em sala de aula que só enfrenta polícia, quem é bandido. Gente de bem discute com argumentos, e com a lei, para isso existe a lei, e violência é só quando acaba o argumento e o violento não tem razão quase nunca.

Comentários