Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Vida pede socorro

Ninguém nega que a vida seja o nosso maior bem, um valor inviolável.

Porém a grande maioria considera a vida como sua propriedade, dispondo dela livremente. O pior é que estende este entendimento à vida dos outros, muitas vezes colocando-os em risco.

Falta consciência de que a vida tem um Criador, seu legítimo dono. Deus no-la concede como graça na certeza de que cuidaremos dela com o mesmo amor que ele a nós dedica. Somos apenas seus administradores e, como tais, haveremos de um dia devolvê-la sã e salva ao nosso Pai. É certo que teremos que prestar conta do que fizemos com a nossa vida e com a dos irmãos, principalmente daqueles com os quais tivemos alguma convivência.

Dessa forma, cuidar da vida é imperativo para o ser humano. É a vontade de Deus que quer os seus filhos vivendo na terra como se já estivessem no paraíso. É esse o desejo de seu Filho Jesus Cristo que veio até nós para resgatar a dignidade da vida na face da terra: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”.

Infelizmente é cada dia mais rara a vida de qualidade. Falta respeito, falta dignidade, falta igualdade de direitos, faltam recursos mínimos em grande parte do mundo. Vemos muita discriminação, muita violência, exploração, injustiça, desigualdade, miséria e morte.

É muito bem-vinda a iniciativa da Igreja de colocar para nossa reflexão uma Semana da Vida. Este ano com o tema central: “Cuidar da Vida e Transmitir a Fé” e a ser celebrada de 1 a 7 de outubro e o “Dia do Nascituro” no dia 8.

Cuidar da vida porque falta saúde para todos. Falta atenção pessoal e coletiva em relação à saúde física, mental e psicológica Vemos muita omissão dos poderes constituídos no trato da saúde pública. Na verdade estamos à beira de um caos na saúde com hospitais abandonados, sucateados, não terminados...

Cuidar da vida espiritual, igualmente abandonada, desprezada diante de tanto materialismo. Estamos numa sociedade secularizada, vazia de Deus, vazia de Fé e vazia de esperança. Por isso a Semana da Vida deve servir para alertar sobretudo as famílias sobre a sua indelegável missão de evangelizar seus filhos, de transmitir a eles a Fé, a religião. Fé no Deus da Vida, Fé em Jesus Cristo, nas Verdades do Evangelho; Fé nos valores cristãos. Fé na Vida.

Afinal como afirmou João Paulo II: a Família é o “Santuário da Vida”.

A liberdade sexual levou ao prazer sem responsabilidades gerando total desrespeito para com o próprio corpo e o do próximo. São abundantes as explorações sexuais sobretudo de jovens e adolescentes. Em consequência, temos gravidez precoce e indesejada que leva a filhos mal-vindos, abandonados ou eliminados.

A praga do aborto (alimentada por uma verdadeira “indústria”) entra em cena e faz sua vítimas inocentes.

A praga do álcool e das drogas, uma ameaça constante na vida dos jovens e adolescentes.

É preciso cuidar da Vida para fazer frente à cultura de morte que se instala no mundo:

- desigualdade social que leva à miséria e à morte...
- homicídios por motivos banais ou violência urbana traduzida em assaltos e distúrbios nervosos que terminam em morte...
- fanatismos, terrorismos e guerras, onde o que menos conta é a vida...
- crianças abandonadas, cuja vida não passa de objetos...
- idosos mal cuidados; improdutivos, desgastados pela própria vida, transformam-se em peso morto...

Vamos aproveitar essa Semana da Vida para repensar nosso papel como Pais, educadores, religiosos, profissionais, empresários, autoridades e governantes, adquirindo e fomentando em nossos ambientes atitudes de acolhimento, valorização e defesa da vida e preservação da dignidade humana, desde a sua geração até a morte natural.

É isso que Deus espera de cada um de nós: Amor incondicional à Vida. 

Comentários