Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A salvação do homem, dádiva de Deus

2º. DOMINGO DO ADVENTO

Dezembro, 9. – 2012 – Ano C

Evangelho (Lucas, 3, 1-6)

 

“ “    No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pilatos era governador da Judeia, Herodes administrava a Galileia, seu irmão Filipe, as regiões da Itureia e Traconítide, e Lisâneas a Abilene; quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, filho de Zacarias, no deserto.

E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados, como está escrito no livro das palavras do profeta Isaías:

“Esta é a voz daquele que grita no deserto: ´preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados. E todas as pessoas verão a salvação de Deus”.     “”    .......................................................................................................................................................

Em texto breve, não mais que seis versículos, Lucas abre o capítulo 3.

Expõe a figura austera e mal vestida de João Batista, mas contraditoriamente a mostrar imensa grandeza em si mesma, justamente pela humildade, aquele que foi o primeiro a bradar a vinda de Jesus.

Anunciou a maior das preciosidades, a chance do perdão dos pecados, se devidamente contritos os homens, ao serem sujeitos ao batismo inovador.

João Batista, o primeiríssimo a anunciar a boa nova da palavra de Deus aos homens, por isso sempre referido como o precursor de Jesus.

Exatamente: “E todas as pessoas verão a salvação de Deus”.

Sim, a salvação do homem, uma dádiva de Deus;

                                                                                                                 João Paulo

Comentários