Colunistas

Publicado: Sábado, 10 de novembro de 2012

A sala de aula no século 21

Crédito: google imagens A sala de aula no século 21
Dr. Sam Stewart

Foi coroada de pleno êxito a palestra proferida pelo conceituado educador americano Dr. Sam Stewart sobre competências e habilidades que as escolas devem fornecer aos seus alunos no futuro.

Dr. Sam Stewart é professor do Departamento de Educação de Professores da ACU (Abilene Christian University). Foi profissional da educação em Arkansas e Alaska por 29 anos e sua especialidade é integrar tecnologia no aprendizado usando uma estrutura chamada HEAT (High-order thinking – pensamento de alto nível, Engaged learning – aprendizagem participativa, Authentic connections – conexões autênticas e Tecnology – tecnologia. Esse modelo HEAT proporciona aos alunos o desenvolvimento do pensamento e da criatividade com apoio da tecnologia.

Muitos profissionais da educação prestigiaram o evento que aconteceu no Athénée Christian School, nas dependências da Igreja de Cristo, no Bairro Brasil.

Com muita simpatia e competência, o Dr. Sam conquistou à todos logo no início da palestra, ao declarar-se preocupado com o andamento dos trabalhos, uma vez que nunca tinha feito uma palestra com tradução simultânea. Esse foi o único momento de relaxamento da noite. No tempo restante dos trabalhos foram debatidos temas de grande importância, todos relacionados com a educação e as necessidades de adaptação dos modelos educacionais para atender as demandas do século 21.

Ressaltou o palestrante que os modelos educacionais são modificados de maneira muito lenta, havendo uma forte tendência ao conservadorismo, e que o sistema educacional atual foi criado para uma época diferente, a era da industrialização de Henry Ford.

Foi muito útil, mas hoje não serve mais. O novo modelo educacional deve ser criativo, a escola deve ter uma visão clara e compartilhada, a tecnologia deve servir de apoio ao aluno e não ser o foco dos trabalhos.

No século 21, as habilidades que serão exigidas são a criatividade e a inovação, a comunicação, os trabalhos em colaboração (grupos), muitas pesquisas, a capacidade de resolver problemas e de tomar decisões.

Os sistemas educacionais que hoje se limitam a transferir conhecimentos tem que passar a buscar o pensamento de maneira crítica e a criação de produtos, capacitar o aluno para a cidadania digital, que é a utilização da internet com habilidade e segurança e formar o aluno em empreendedorismo, uma vez que os empregos estão diminuindo num ritmo veloz.

O novo sistema educacional deve ainda preparar os alunos para o mundo que eles irão viver, e não para esse mundo no qual eles vivem.

Foi um excelente evento educacional que a Athénée Christian School promoveu em nossa cidade. Que venham outros.

Comentários