Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 12 de março de 2007

A SAGA DO CONSUMIDOR: UMA HISTÓRIA REAL

A SAGA DO CONSUMIDOR: TELEFONICA – SPEEDY
UMA HISTÓRIA REAL
 
A FALTA DE RESPEITO DAS EMPRESAS COM OS DIREITOS BÁSICOS NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
  
Gostaria de dividir com meus amigos leitores e internautas um fato extremamente desagradável com uma empresa a qual bate qualquer recorde de reclamações perante os órgãos de proteção ao consumidor de diversas cidades, bem como possuem diversas ações em trâmite perante a Justiça.
 
Na qualidade de consumidor, ou seja, pessoa física adquirente de um produto e serviço, infelizmente sou obrigado a ser cliente da empresa Telefonica, a qual talvez jamais tenha tido acesso à Lei nº 8.078/90, especificadamente no que tange ao seu art. 4º o qual reza que as relações de consumo têm como objetivo o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo, entre outros direitos básicos entre o consumidor e fornecedor.
 
Preliminarmente gostaria de explicar o porquê eu e tantos outros consumidores somos obrigados a adquirir os serviços prestados por esta empresa. Há tempos era a única operadora a oferecer o acesso a Internet por banda larga, como o “speedy” e outros. Enfim, especificadamente a respeito da conectividade com a Internet de banda larga, atualmente algumas empresas de telefonia e transmissão de imagens à cabo estão oferecendo o serviço, mas a sua troca se torna um tanto quanto inviável, pois quando do contrato, diga-se de adesão com a operadora, os consumidores se tornam vinculados por alguma razão, tais como a carência quando da assinatura de determinados serviços, fato este discutível em Juízo.
 
Outrossim, algumas operadoras de transmissão de imagens a cabo, não atingem todas as moradias, seja por problemas técnicos ou outros, o mais importante é que num futuro próximo poderemos nos desvincular de vez de empresas as quais nos tornam escravos de seus serviços, nos deixando num “beco sem saída” como dito popularmente, ou seja, ou você tem o serviço de péssima qualidade e atendimento precário, ou você fica sem, não tem muita opção.
 
Quem nunca teve de entrar em contato com um atendente de determinadas empresas, como a Telefonica por exemplo e teve de discar uma infinidade de números, tais como, DDD e número do telefone, CPF do proprietário da linha telefônica, ouvir toda uma programação padrão e depois quando é atendido por um atendente, tem de simplesmente repetir tudo novamente sendo que muitas vezes nos deixam na linha para verificar o serviço desejado e quando voltam ou dizem que o sistema está fora do ar e pedem para você ligar mais tarde, ou simplesmente em total falta de respeito com o consumidor, a ligação simplesmente cai.
 
Outro exemplo a ser citado é quando precisamos descobrir algum número de telefone e somos atendidos por um robô o qual pergunta de tudo e quando a ligação é repassada ao atendente, perguntam tudo novamente para dizer muitas vezes que o número não está disponível ou simplesmente quando vão passar o número, a ligação simplesmente cai.
 
O fato o qual me causa repúdio e deu origem a esta matéria é o fato de em particular ter tido um problema com minha conexão, “speedy condomínio”, no dia 06 de março (terça-feira) do corrente ano e ter ligado para a empresa, na qual após eu ter discado diversos números para ser atendido, fui orientado pelo robô, a desligar o modem e o computador por alguns minutos e depois se o procedimento não resolvesse o problema, ligar novamente. Resultado, o problema obviamente não foi resolvido e tive de ligar e discar diversos números, para depois de um bom tempo ouvindo propagandas da própria empresa, finalmente ser atendido por um atendente humano, o qual me orientou a diversos procedimentos, os quais infelizmente não deram certo e continuei com o problema. Foi passado então um número de protocolo (muito importante guardar este número para futuras reclamações) e informado de que receberia a ligação de um técnico para agendar dia e horário para visita no prazo de até 48 horas.
 
Como trabalho o dia todo e não fico em casa, solicitei a um amigo que ficasse em minha residência para aguardar o técnico da empresa (quarta-feira), o qual simplesmente nem entrou em contato por telefone e nem pessoalmente. Quando cheguei do trabalho, impossibilitado continuei de me conectar a Internet e como não fico esperando sentado para resolver meus problemas, liguei novamente na Telefonica e após ter discado diversos números e ouvido algumas propagandas, fui atendido. Foi quando simplesmente a atendente me disse que não havia nenhum pedido de envio de técnico à minha residência Expliquei para ela tudo o que havia ocorrido e fui passado para outro ramal, após ouvir algumas propagandas fui atendido por outro atendente e pela primeira a qual havia me atendido, numa conversa a três, pediram desculpas e disseram que havia sim o pedido de envio de técnico e como o prazo é de 24 a 48 horas para que eu aguardasse o telefonema do mesmo em meu celular ou residência para agendamento do horário de visita.
 
No dia seguinte (quinta-feira), como meu amigo não poderia ficar em minha residência, eu deixei de ir para o meu trabalho para esperar a visita técnica da empresa Telefonica e adivinha caros leitores, o técnico sequer ligou em meus telefones.
 
Entrei em contato novamente com a empresa e bom,vocês já sabem, depois de um bom tempo na linha fui atendido e surpreso e revoltado fiquei quando fui informado de que não havia nenhum pedido de visita técnica. No exato momento eu esqueci do meu nível cultural e pessoal e comecei a travar uma discussão com o atendente, o qual esqueceu-se daquele princíp
Comentários