Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Rede Globo na série

A Rede Globo na série: aluno de escola pública é pobre, mas é limpinho…

A Rede Globo também demoniza aluno de escola pública. Não com a frieza e ferocidade da Rede Record, que teima em endeusar professoras em prejuízo dos alunos e dos pais.

A Globo é mais cuidadosa. Vem, então, com a série para mostrar ao público o que todo mundo sabe, menos ela: aluno de escola pública é um ser humano; os adolescentes são tornados cidadão pelo ECA e estão em fase peculiar de desenvolvimento; eles sonham, tentam acertar, tem qualidades, tem dificuldades. Enfim, são normais.

Valendo até uma série para mostrar isso. Se não fosse trágico, seria engraçado.

Uma classe da oitava séria de uma escola do Rio de Janeiro… Como o lobo perde o pelo, mas não perde o vício, mostram a fala da professora de português – toda vaidosa – declarando que os professores têm que ouvir os alunos e que as mães não o fazem…

Se aquela era a melhor professora que a Globo encontrou para encarnar a “professora-santa” da série, então faltou muito…

A professora já começa afirmando que na classe tem muita “matraca”, referindo-se a alunas que estavam sentadas juntas e já avisa, que não vai deixar…

Aluno adolescente nem tem direito de escolher o lugar onde sentar na sala de aula. É a professora que escolhe.

Não entendo essa perseguição contra grupos amigos que se sentam juntos… escola não tem necessariamente que ser um lugar onde os amigos não podem ficar juntos…

É a velha técnica nazista que a escola pública adota: dividir para enfraquecer.

O aluno simpático, faz um elogio ao perfume dela; e tem a resposta grosseira: “para de me cheirar… parece um cachorro…”

Noutra cena, a diretora é filmada de longe e tenta desqualificar a tentativa de carinho do aluno, afirmando que ele não é uma pessoa carinhosa e beijoqueira… mas que tenta tirar proveito, enganando com beijos….

Então, aos poucos e nas entrelinhas, a gente vê uma pálida nesga de como aluno é tratado na sala de aula.

A Rede Globo está tentando convencer a burguesia de que aluno de escola pública é normal???

Que é aluno de escola pública é pobre, mas é limpinho???

Como riria o macaco Simão: Rá-rá-rá…

Comentários