Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 19 de setembro de 2011

A presidenta Dilma e a ética na escola pública

A presidenta Dilma declara para a imprensa e a Folha divulga que:

“A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira(15) durante cerimônia no Palácio do Planalto que garantir educação a crianças e jovens tornará a sociedade brasileira mais “virtuosa” e “ética”.

Um país pode ser medido pela capacidade de atender às mães e as crianças. Se tivermos nossas crianças bem educadas, com apoio, acolhimento e carinho, certamente teremos uma sociedade bem mais virtuosa, tanto do ponto de vista ético como no direito de cada um dos brasileiros a ter as mesas oportunidades”.

Tão óbvio que ulula, mais que isso, urra. Arre!!!

Lógico, a gente sabe disso desde Pitágoras, que afirmou que se educássemos os jovens não precisaríamos punir os adultos.

Fazemos o contrário. Negamos escola para os filhos do Brasil, principalmente em São Paulo.

Criamos cadeias para prender adolescentes e lhes negamos o Direito Constitucional de uma escola pública. Direito a educação.

Escola pública é fornecida como esmola. Escola ruim, hostil, violenta e que não respeita as leis.

Escola pública que cria leis paralelas e imorais, como numa colônia Feudal, com nome de Regimento Interno. Regimento Interno elaborado por pessoas que se juntam para violar a lei. Até que me apresentem outra palavra vou dizer sempre que isso não pode ser chamado de Conselho e sim de quadrilha.

São Paulo, o estado mais rico da nação, não tem lugar para os pais reclamarem e as escolas fazem o que querem.

Uma escola sem ética, sem moral, que responsabiliza o aluno pelo seu fracasso. Aluno é tido como o problema da escola numa sociedade pedófoba.

Esperamos que a Dilma depois de declarar que a educação tornará a sociedade mais justa e ética que volte seus olhos para os pais e alunos, desamparados e abandonados.

Os educadores também estão angustiados, numa escola contaminada por professores arrogantes e sem nenhum compromisso com a mais importante profissão do planeta que é a profissão de professor.

Alunos analfabetos funcionais depois de frequentarem escola durante anos.

Para mudar precisa coragem e vontade política, mas se a presidenta descobriu o que falamos sempre, o Brasil só vai melhorar quando tivermos um povo educado.

Agora, Dilma, mão na massa….

Vamos fazer uma faxina nas escolas.

Comece ouvindo os pais, suas queixas e suas sugestões. Ali está o segredo de uma escola pública de boa qualidade.

Os pais são os mais interessados para que a escola pública seja de qualidade.

Comentários