Colunistas

Publicado: Terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

A pomba da discórdia

A aluna discute com a professora e ela imediatamente chama a Ronda Escolar. Isso os alunos falam sempre. Mal começa a discussão, do nada, aparecem os Policiais da Ronda Escolar de São Paulo e as diretoras juram que é apenas coincidência.

Depois, graças á recomendação da Cartilha dos Corvos que a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, no final do ano de 2009, distribuiu nas escolas, aluno pode ser expulso, transferido compulsoriamente, ou ir para a Delegacia de Polícia.

Professor educador não bate boca com aluno, se acontece ele resolve depois que serenam os ânimos.

Adolescente está sempre testando os adultos. Os educadores não precisam provar nada para ninguém; o professor sem vocação ou o mal formado e mal informado vive de atrito com aluno.

O mau professor infantil, o pequeno, precisa provar que é grande e o aluno adolescente também.

Nesse embate o aluno perde sempre.

Hoje tivemos a infelicidade de ler um boletim de Ocorrência que a professora elaborou contra a aluna que discutiu com ela. Delegada e escrivã, e foi tipificado como injúria.

E o corpo do boletim bem interessante. Quatro linhas, onde estava escrito que a adolescente, ora infratora, etc…. Então é assim, ela discute, a professora chama a Ronda Escolar e vira infratora.

Pior é o encaminhamento do BO. Em letra maiúscula FEBEM/V.Infância e Juventude.

Fica dúvida, vai direto para o juiz e ele vai trancar a aluna direto na “FEBEM”? Será que o Promotor vai perder tempo e ouvir a aluna?

Se for como o Juiz de Fernandópolis ele não vai. Vale a recomendação do delegado.

Como a Fundação Casa (antiga Febem) é considerada uma Unidade Educacional (ou seja, é uma “escola”) não passa por trâmite nenhum, vai direto da escola para a tranca?

Adulto tem direito de responder em liberdade, tem direito a habeas corpus e pode levar testemunha.

Se um adulto xinga o outro é considerado no máximo desinteligência. Já quando é com professora ela se acha DEUS. Responder ao insulto de uma professora pode dar cadeia….

Professora não pode ser cobrada e nem se acha no direito de ensinar. Mas lição de covardia, arrogância e prepotência, aluno tem aos montes.

Então, para completar, a diretora diz que vai fechar logo de cara seis salas. Começou o ano e os alunos já desistiram. Até o final do ano vai mais da metade embora.

Claro, qual pessoa em sã consciência se pode fugir do risco de ser preso a qualquer momento, apenas por um bate boca, vai permanecer no local?

Fecham escolas, deixam aluno na rua e muito professor fica sem emprego também.

Aprender mesmo que é bom ninguém aprende. Nessa escola o professor de matemática é conhecido por não ensinar nada e está lá, só para citar um exemplo.

Aprender o aluno não aprende, mas o risco de se tornar menor infrator e ir preso é eminente.

Então estou só lembrando que a Cartilha dos Corvos, distribuída o ano passado nas escolas, tem uma pomba branca na capa, mas está estraçalhando os alunos como abutres esfomeados.

Uma pomba da discórdia.

Alunos na rua, se matriculando na escola do crime onde sempre tem vaga.

Nessa situação de calamidade, o governo vai ter que construir muitas “FEBENS” e muitas penitenciárias, uma vez que não se vê nenhuma vontade de mudar nada.

Até que povo acorde. Até que os pais reajam.

Comentários