Colunistas

Publicado: Sábado, 6 de julho de 2019

A paz esteja em sua casa

REFLEXÃO DOMINICAL – 7.7.2019

14º. Do Tempo Comum – Ano C de Lucas

Evangelho (Lucas,. 10, 1-9)

......................................................................

 

“”    Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele devia ir.

E dizia-lhes:

“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos.

Não leveis bolsa nem sacola, nem sandálias e não cumprimentem ninguém pelo caminho!

Em qualquer casa que entrardes, dizei primeiro:

´A paz esteja nesta casa!´

Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário.

Não passeis de casa em casa.

Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:

´O reino de Deus está próximo de vós´.

......................................................................

 

A liturgia de hoje prevê no tocante ao evangelho, no capítulo 10, as seguintes opções: Lucas 10, 1-12,17-20 ou os versículos de 1 a 9, estes então os transcritos acima.

Numa avaliação simples e direta, de fato, Jesus preconiza a conduta adequada de como agir e propagar a palavra, por si sós, agora dois a dois.

Para tanto, prescreve regras de conduta e os previne para todas as surpresas, eis que compara a missão, como se cordeiros pudessem encontrar lobos no seu caminho.

Mais ainda; nada de indumentária além da própria e única.

Prescreve a saudação costumeira e consagrada nos evangelhos que, por sinal, bem entendido o recado àquela época, tivesse ele o condão de ser assumido por todos os comprometidos com os evangelhos, ontem e hoje, vida afora.

Trazidos assim para o tempo presente, não se peje ninguém de, a seu critério, talvez trazer para agora a mesma saudação a amigos todos, essa, a de que a paz esteja sempre presente na vida, por mais vicissitudes que surjam.

 

                                                                                  João Paulo

Comentários