Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de julho de 2012

A missão do aprendizado

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Julho, 22, 2012.

Evangelho (Marcos, 6, 30-34) .................................................................................................................................................

“”   Naquele tempo, o apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.

Ele lhes disse:

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”.

Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes tantas coisas.   “”

..................................................................................................................................................

Também nesta semana um texto bem curto e discreto que, nem por isso, deixa de encerra como ali mesmo se lê, “tantas coisas”.

Certamente que os discípulos, ao voltar de sua missão empreendida de dois a dois, apesar de exaustos, queriam contar ao Mestre o êxito daquela jornada. Faz supor que essa passagem esteja a descrever um primeiro ensaio e treinamento, daquela evangelização futura, a expandir-se mais tarde, após a ascensão de Jesus.

A multidão, de sua parte, estava maravilhada também e queria saber e confraternizar com os novos modos de atuação, a fincar raízes para a lei do testamento novo, a do amor, sem revides nem represálias, nem ostentação vã dos doutores, mestres e fariseus.

Essa novidade, até como comprovação de sua origem divina, ganhou espaços séculos afora, firmou-se e, no leme, está Sua Santidade o Papa. Esse barco pode até enfrentar procelas, mas soçobrar jamais.

Amém.

                                                           João Paulo

Comentários