Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 8 de junho de 2006

A medida do Amor!

"Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece Deus. Quem não ama, não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor." (1ª Carta de João)

"O Amor de Deus torna grande o coração do Homem." (Pe. Dehon)

Colocar-se no lugar do outro... esta pode ser uma forma simples e prática de controlar e mesmo avaliar nosso comportamento social e humano. A sabedoria popular receita: "Não faça aos outros aquilo que não quer para você". É evidente que isto vale para o lado positivo: "Aquilo que gostaria para você, certamente agradará aos outros."

O Mandamento diz: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao ao próximo como a nós mesmos". Cristo veio e completou esse Mandamento do Amor: "Amai-vos uns aos outros, como Eu vos amei!" Sabemos agora não só a quem é destinado nosso amor, mas sobretudo, qual a dimensão necessária para cumprirmos o desejado por Deus.

Quando Cristo respondeu aos apóstolos sobre quantas vezes devemos perdoar, afirmando que seria "setenta vezes sete", ou seja "sempre", podemos estender essa recomendação para o amor: "Amar sempre, amar todos, sem restrições, incondicionalmente...", isto é, "fazer o bem sem olhar a quem".

Sabemos que o amor humano é herança do Amor divino, portanto sua medida deverá ser a mesma do Amor que Deus dedica aos seus filhos. Devemos imitar Cristo que revelou o Pai, sua misericórdia, sua justiça, sua paz. A vida humana, criada por Deus, está em nossas mãos, somos portanto co-responsáveis por sua qualidade; somos livres para fazer deste mundo uma antecipação das alegrias do céu ou para torná-lo insuportável, especialmente pelas injustiças que praticamos. A paz e a alegria que necessitamos para sermos felizes dependem do nosso empenho, da nossa vontade, de nossa dedicação. Humildade, respeito, compreensão, compaixão e caridade são imprescindíveis nessa difícil tarefa de tornar este mundo mais humano, mais irmão...

Como podemos ver, vivenciar o maior mandamento da vida cristã requer a observação de todos os demais mandamentos, na verdade, desdobramentos daquele.

Deus é o Amor, por isso ninguém pode amar verdadeiramente se não estiver em sintonia com Ele, se não respeitar seus mandamentos, se não aceitar a Verdade e se não fizer Sua Vontade. É o que vemos nas palavras de Cristo contidas no Evangelho de João (15, 9-10): "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor."

Cristo é a medida no amor humano. Com sua vida e suas obras é o nosso modelo. Passou na terra fazendo o bem; anunciou o Evangelho, perdoou os pecados, curou os doentes. Foi ao encontro dos necessitados...Teve compaixão deles em todas as circunstâncias. Lutou até à morte para libertar os homens da escravidão, da opressão, do egoísmo, do sofrimento. "Façam o mesmo...". Continua insistindo em nosso compromisso de batizados: que sejamos seus seguidores, continuadores de sua obra de salvação.

Deus preparou tudo com amor e carinho, Cristo cumpriu sua missão; agora depende de nós, como bem expressa a música de Ivan Lins e Victor Martins:

"Depende de nós
Quem já foi ou ainda é criança
Que acredita ou tem esperança
Quem faz tudo prum mundo melhor

Depende de nós
Que o circo esteja armado
Que o palhaço esteja engraçado
Que o riso esteja no ar
Sem que a gente precise sonhar.

Que os ventos cantem nos galhos
Que as folhas bebam o orvalho
Que o sol descortine mais as manhãs.

Depende de nós
Se esse mundo ainda tem jeito
Apesar do que o homem tem feito.
Se a vida sobreviverá."

Como podemos ver, o amor é a essência da vida - a de Deus e a nossa -; podemos escolher amar ou não amar, mas nunca poderemos ignorar a nossa responsabilidade, já que sem amor nada existe. É da prática do amor, não de um amor romântico e estático, mas de um amor solidário que depende o sonhado mundo novo que Deus quer oferecer aos homens e que Jesus anunciou na sua pessoa, nas suas palavras e nos seus gestos.

O desafio é amar com o coração de Deus, de modo gratuito, desinteressado, irrestrito, incondicional. Um pensamento diz que "tudo tem limite, menos o amor"; Deus não descansa e, se desejamos seguir Jesus, também nós não temos o direito de viver descansados...

Somos chamados a produzir frutos... São os nossos gestos concretos que irão mostrar o amor de Deus pelos homens; são nossos gestos concretos que irão eliminar do nosso convívio o sofrimento, o egoísmo, a miséria, a injustiça; são os nossos gestos concretos de amor que irão devolver a paz e a alegria entre os homens... Será que estamos dispostos a colaborar com Jesus nessa missão?

Deus pode mudar o mundo, mas quer fazer isso através de nós; deposita em nós amor e confiança; espera de nós frutos que permaneçam. Quis "precisar" de nós. Seu Reino de Amor, justiça, alegria e paz está próximo de nós. Ele poderá ser experimentado a qualquer momento.... Basta fazermos a nossa parte!

Comentários